Os efeitos causados pelas cores em nosso humor

Escrito por jennifer alyson | Traduzido por vanessa arnaud
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os efeitos causados pelas cores em nosso humor
Pintar celas de cadeia com a cor rosa é eficaz para reduzir a agressividade dos presos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

A cor do seu quarto ou escritório pode parecer apenas uma escolha decorativa, mas pesquisas mostram que as cores que nos cercam podem afetar todo o nosso comportamento, desde o apetite até a produtividade no trabalho. Em geral, os especialistas da Miami University of Ohio dizem que cores quentes como vermelho e amarelo apresentam maiores comprimentos de onda, tornando-as mais estimulantes, enquanto cores frias como verde, azul e roxo possuem comprimentos de onda mais curtos, trazendo tranquilidade.

Outras pessoas estão lendo

Rosa

Os efeitos calmantes desta cor aliviam a ansiedade, a hostilidade e a agressividade. Uma pesquisa do "National Institutes of Health" mostrou que cadeias nos Estados Unidos pintaram as celas de rosa para diminuir o comportamento agressivo nos presos, e algumas instituições notificaram a redução de uso da força entre os confinados nestas celas. Treinadores militares também descobriram que salas com a cor rosa ajudam a acalmar indivíduos agressivos ou alcoolizados.

Vermelho

Não é por acaso que o vermelho é utilizado em placas de "Pare" e sinais de emergência; ele simboliza a atenção, a paixão e a agitação. O vermelho pode elevar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea, e sua habilidade de estimular o apetite o torna muito comum em restaurantes. O vermelho também é a cor do amor, associada à sexualidade e à luxúria. Tons de vermelho no ambiente de trabalho podem melhorar a produtividade, mas algumas pesquisas mostram que excesso de vermelho pode causar tensão. Um estudo descobriu que pessoas que digitavam em um ambiente vermelho cometiam mais erros do que aquelas que realizavam a mesma atividade em uma sala de tons neutros.

Azul

A cor da natureza -- que reflete a água e o céu -- pode reduzir o apetite e a ajudar a relaxar. Sua capacidade de acalmar faz dela uma ótima cor para decorar quartos. Como a água que representa, o azul estimula a meditação e a contemplação. Em roupas, o azul traz um senso de poder e profissionalismo. Entretanto, o azul pode apresentar uma conotação negativa se for muito utilizado. Em inglês, a expressão "feel blue (sentir-se azul)" é muito utilizada por indivíduos deprimidos. Em ambientes de trabalho, tons de azul podem causar tristeza ou cansaço.

Verde

O verde é outra cor que reflete a natureza; lembra a primavera e significa renascimento, renovação e crescimento. Por ser encontrado em todos os lugares na natureza, serve para melhorar o humor em uma casa ou em um escritório. Hospitais, escolas e empresas podem se beneficiar da cor verde, deixando o ambiente mais natural. Os homens em particular associam, em seu subconsciente, o verde à juventude e à fartura.

Amarelo

Como outras cores, o amarelo apresenta efeitos positivos e negativos no humor e no comportamento. Pode simbolizar otimismo e criatividade, e costuma chamar a atenção (como em canetas marca-texto). Como o sol, que compartilha sua cor, o amarelo está associado a energia e brilho. Entretanto, amarelos muito fortes, como neon e fluorescentes, podem causar ansiedade em crianças e idosos. Um estudo do National Institutes of Health descobriu uma possível conexão entre iluminações amarelas nas ruas e crimes violentos ocorridos nelas.

Roxo

Os homens associaram por muito tempo a cor roxa à realeza, ao poder, ao misticismo e espiritualidade. Desde a Roma Antiga até a Europa contemporânea, o roxo é a cor da elite. O roxo, cor simbólica da Páscoa, é capaz de despertar a sensação de cura. As crianças respondem bem a essa cor, fazendo com que seja uma boa escolha para quartos e berçários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível