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Efeitos colaterais ao começar uma dieta sem glúten

Atualizado em 13 junho, 2017

Iniciar uma dieta sem glúten poderá trazer uma variedade de consequências positivas e negativas. Primeiramente, trate de evitar completamente o glúten, a proteína encontrada no trigo, centeio e cevada, assim como os produtos fabricados a partir deles. Se você foi recentemente diagnosticado com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, provavelmente experimentará várias melhorias na sua saúde através da remoção do glúten de seu plano de refeições. Se você está começando a dieta por outros motivos de saúde, os efeitos secundários poderão variar.

Seu peso poderá variar ao iniciar uma dieta sem glúten (Pitris/iStock/Getty Images)

Prisão de ventre

Uma dieta sem glúten poderá ter falta de uma quantidade adequada de fibras alimentares. O trigo integral, que contém glúten, é uma das principais fontes de fibra em muitas dietas. Alternativas sem glúten feitas de batata, tapioca e arroz branco não têm o mesmo teor de fibras. A fibra dietética, embora indigesta, desempenha um papel importante na redução da prisão de ventre. Ele mantém promove evacuações macias e regulares. Para evitar a prisão de ventre ao iniciar uma dieta livre de glúten, não se esqueça de comer grãos em abundância, sem glúten e ricos em fibras, como arroz integral, quinoa e milho, legumes, frutas, nozes e sementes.

Coma alimentos ricos em fibra como o arroz integral (spirit_of_nature/iStock/Getty Images)

Falta de nutrientes

Você poderá desenvolver deficiências de nutrientes ao iniciar uma dieta sem glúten. Muitos alimentos que contêm glúten, como pão, massas e cereais, são enriquecidos com vitaminas e minerais para ajudar a atender às suas necessidades diárias. As versões sem glúten destes alimentos são menos propensas a serem fortificadas. Isso poderá deixá-lo carente de ferro e vitaminas do complexo B, como o ácido fólico. Para evitar essas deficiências, coma uma dieta bem equilibrada e considere tomar um suplemento multivitamínico.

Considere tomar um suplemento multivitamínico (Spectral-Design/iStock/Getty Images)

Menos gases, diarreia e inchaço

Enquanto alguns efeitos de começar uma dieta livre de glúten são indesejáveis​​, outros poderão proporcionar a diminuição do risco da doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Se você tiver uma dessas condições, comer glúten poderá causar efeitos digestivos desconfortáveis, ​​como gases, diarreia e distensão abdominal. As melhorias são tipicamente vistas em poucas semanas ao começar uma dieta livre de glúten, mas a cura completa do intestino poderá levar cerca de 6 a 18 meses.

Uma dieta sem glúten poderá aliviar os sintomas digestivos (Heiko119/iStock/Getty Images)

Menos dores de cabeça e mais energia

Outros efeitos positivos de iniciar uma dieta sem glúten inclui menos dores de cabeça, um nível de energia melhorada, menos dores nas articulações e menos risco de formigamento ou dormência das mãos e pés. Se você é sensível ao glúten ou tem a doença celíaca e inclui o glúten em sua dieta, efeitos colaterais negativos se desenvolverão. A eliminação da causa destes sintomas se dá seguindo uma dieta rigorosa sem glúten, permitindo que seu corpo absorva os nutrientes corretamente para as reações imunológicas adversas que poderão ocorrer em resposta ao glúten.

A dieta sem glúten poderá ajudar a reduzir dores de cabeça (Purestock/Purestock/Getty Images)

Alterações de peso

Você também poderá experimentar a perda ou ganho de peso ao iniciar uma dieta sem glúten. Se você tiver a doença celíaca e ingerir glúten, o seu corpo não estava absorvendo corretamente os nutrientes e calorias. Com uma dieta livre de glúten, o intestino começará a curar, você absorverá os nutrientes melhor e poderá ganhar peso, como resultado. Os alimentos e lanches processados ​​sem glúten também tendem a ser ricos em gordura e açúcar, o que poderá contribuir para o ganho de peso. Se você cortar o glúten, eliminando os alimentos sem substituí-los, poderá achar que você está perder peso devido a ingestão de calorias reduzidas.

Alimentos processados ​​livres de glúten poderão causar ganho de peso (HaHaHam8/iStock/Getty Images)
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