Efeitos colaterais da vacina antirrábica em animais de estimação

Escrito por nancy smith | Traduzido por bruno souza
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Efeitos colaterais da vacina antirrábica em animais de estimação
A vacina ajuda a evitar que animais sejam infectados pelo vírus da raiva (puppy image by Waseem Ghattas from Fotolia.com)

O vírus da raiva ataca o sistema nervoso dos seres humanos e de outros animais, sendo altamente contagioso. Felizmente, existe uma vacina que pode ser ministrada em animais de estimação. Apesar de não ser um fato comum, essa vacina pode causar efeitos colaterais graves em seu companheiro, que podem variar dependendo do animal e do tipo de vacina administrada.

Outras pessoas estão lendo

Vacinas

Ambas as vacinas de vírus vivos e mortos são usadas ​​atualmente. Cada uma tem suas vantagens e desvantagens. Vacinas vivas modificadas contêm uma pequena quantidade de vírus vivo, o que pode causar uma série de reações em um animal de estimação. Em vacinas mortas, o vírus foi, obviamente, morto. Para funcionarem, essas vacinas contêm mais vírus da raiva por injeção. Elas também incluem aditivos, como alumínio, para preservar suas substâncias.

Efeitos leves

Após a injeção, seu animal de estimação pode parecer cansado, apático ou até mesmo irritado. Um animal mais jovem pode precisar de estímulos para alimentar-se. Injeções de raiva normalmente são dadas na perna, portanto você pode observar seu animal de estimação mancando, hesitando ou rosnando quando tocado nessa área. Como seu sistema imunológico está reagindo ao vírus injetado, o comportamento dele pode ser afetado por algumas horas ou dias, mas o seu quadro pode melhorar ao longo do tempo. Manter o seu veterinário informado sobre qualquer piora pode ser uma boa ideia.

Efeitos moderados

Cães e gatos podem sentir algum inchaço. Seu animal de estimação também pode apresentar sintomas de coceira e olhos inchados, sintomas que devem desaparecer em um ou dois dias. Mantenha o seu veterinário informado caso o inchaço piore, e certifique-se de levar seu animal de estimação ao consultório se ele apresentar algum problema.

Efeitos graves

Vacinas vivas que foram modificadas podem às vezes afetar os membros do seu animal através do sistema neurológico. No entanto, com a devida atenção, alguns animais podem voltar a andar normalmente. A medula espinhal e o cérebro podem ser infectados, resultando em encefalomielite, condição que pode variar, de acordo com a parte do cérebro afetada. Os sintomas podem começar com o animal mancando e progressivamente piorar, com parte do seu rosto caindo ou inclinando-se.

Já as vacinas com vírus mortos são mais propensas a causar reações imunes, como o choque anafilático, por exemplo. Se o seu animal apresenta vômitos e inchaço, continua a coçar-se ou tem dificuldade para respirar, é hora de levá-lo ao veterinário. Certos aditivos podem provocar o crescimento de células cancerosas em cães. Monitore o lado que recebeu a injeção frequentemente para notar o aparecimento de nódulos. Em estágio inicial, eles podem ser tratados com sucesso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível