Como elaborar um gráfico de distribuição de freqüência agrupadas utilizando classes

Escrito por vivek saxena | Traduzido por pedro lima
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Como elaborar um gráfico de distribuição de freqüência agrupadas utilizando classes
Através dos gráficos, os estatísticos podem organizar grandes conjuntos de dados em um formato de fácil compreensão (Thinkstock/Comstock/Getty Images)

Os fráficos de distribuição de frequências agrupadas permitem ao estatísticos organizem grandes conjuntos de dados em um formato de fácil compreensão. Por exemplo, se 10 alunos tiraram nota A, 30 alunos tiraram B e cinco tiraram C, seria possível representar este grande conjunto de dados em um gráfico de distribuição de freqüência. O tipo mais comum desse gráfico é o histograma, que consiste em um gráfico de barras especializado onde os dados são divididos em intervalos adjacentes de mesmo comprimento conhecidos como classes.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

  1. 1

    Determine o número de classes. Normalmente, escolhe-se um valor entre cinco e 20. Para um exemplo, opte por cinco classes.

  2. 2

    Calcule a largura da classe, subtraindo o maior valor pelo menor valor, dividindo o resultado pelo número de classes e arredondando o valor final para cima. Suponha os seguintes dados referentes ao conjunto de notas dos alunos de um exame com, no máximo, 100 pontos possíveis:

    54 40 86 84 92 75 85 92 45 89 94 68 78 84

    Subtraia o valor mais elevado (94) pelo valor mais baixo (40) para obter 54. Divida 54 pelo número de classes (5) para se obter 10,8. Por fim, arredonde 10,8 para 11.

  3. 3

    Selecione o limite inferior da primeira classe. Alguns escolhem a pontuação mais baixa, enquanto outros optam por um valor mais conveniente, que é menor (não superior). Dado o exemplo, defina o limite mínimo como 40.

  4. 4

    Adicione a largura da classe ao limite inferior da primeira classe para calcular seu limite superior e o limite inferior da classe seguinte. Continue até que os cálculos para todas as classes sejam concluídos. Dado o exemplo, adicione 11 a 40 para obter a primeira classe (40 - 41) e continue para obter os seguintes resultados:

    (40 - 51) (51 - 62) (62 - 73) (73 - 84) (84 - 95)

  5. 5

    Determine as frequências para cada classe através da contagem do número de valores de dados correspondentes a cada uma. O valor total da frequência deve ser igual ao número total de valores de dados. Dadas as notas dos alunos, teremos:

    (40 - 51): 2 (51 - 62): 1 (62 - 73): 1 (73 - 84): 2 (84 - 95): 8

  6. 6

    Crie um histograma de distribuição de freqüências agrupadas, desenhando um gráfico de barras onde a altura de cada barra representa um valor de frequência, a largura representa uma classe e todas as barras estão uma ao lado da outra. Dado o exemplo, as larguras são 40-51, 51- 62, 62 - 73, 73 - 84 e 84 - 95, enquanto as alturas são 2, 1, 1, 2 e 8.

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