Como eliminar bolas de pelo

Escrito por em connell mccarty | Traduzido por fellipe jardim
Como eliminar bolas de pelo

As bolas de pelo podem se acumular no estômago e causar problemas graves

Martin Poole/Digital Vision/Getty Images

Seu gato pode passar toda a manhã vomitando e tendo convulsões antes de expelir uma bola de pelo. Este é o pelo que não pôde passar por seu sistema digestivo. Para ajudá-lo e impedir que elas apareçam em seu tapete, tome medidas preventivas e evite sua formação.

Outras pessoas estão lendo

Se lamber

As bolas de pelo surgem quando os gatos ingerem seu próprio pelo ao se lamber. Embora o sistema digestivo de um gato seja feito para lidar com o pelo ingerido, os animais com um pelagem mais longa ou um estômago sensível podem ter dificuldade em eliminar os fios através de seus sistemas. Em vez de serem eliminadas nas fezes, o animal vomita as bolas ou, no pior dos casos, elas ficarão presas em seu trato digestivo e serão necessários cuidados médicos. A melhor maneira de eliminar as bolas de pelo problemáticas do seu gato é escová-lo com um bom pente para manter os pelos que ele ingere em um mínimo. De modo ideal, o gato deverá ser escovado uma vez por dia. Outra opção é aparar a pelagem em um menor comprimento. Geralmente, os pelos mais curtos não se acumulam tanto no trato digestivo quanto aqueles mais longos.

Lubrificantes

Outra abordagem para eliminar as bolas de pelo é oferecer ao gato um lubrificante. A vaselina é uma forma comum para lubrificar o trato digestivo do animal e eliminar bolas de pelo quando ele usa a caixa de areia. Pode-se esfregar um pouco na pata de seu gato uma vez ao dia e, quando ele lamber, a ingerirá. É possível comprar uma variedade de remédios para bolas de pelo com base em vaselina se quiser algo mais atraente para o animal. O site MyHealthyCat.com adverte que a vaselina pode interferir com a absorção de nutrientes e a Animal World Network adverte que o excesso pode ocasionar fezes moles. No entanto, o site CatsofAustralia.com insiste que as moléculas da vaselina são grandes demais para absorção e passam pelo animal sem qualquer dano. O óleo mineral é encontrado em guloseimas medicinais contra bolas de pelo, mas não ofereça-o diretamente ao seu gato em virtude do perigo de penetração nas vias aéreas e surgimento de problemas de saúde.

Fibra

Uma dieta rica em fibras também é usada para ajudar os gatos a eliminar as bolas de pelo. Pode-se alimentar o animal com uma ração para gatos que tem um maior teor de fibras. Também é possível oferecer 1 colher de sopa de abóbora em lata duas vezes por dia misturada com a ração. As fibras empurrarão o conteúdo do sistema digestivo do animal quando ele usa a caixa de areia, incluindo as bolas de pelo. Tenha cuidado com o aumento da ingestão de fibras contudo, uma vez que isso pode causar problemas digestivos, tais como constipação e diarreia. Outros efeitos colaterais desta dieta são inchaço, cólicas e gases, bem como um maior risco de infecção do trato urinário causada pelo efeito excessivo da fibra de retenção de água no trato gastrintestinal do animal, tornando a urina mais concentrada.

Ervas

Uma solução com base em ervas para as bolas de pelo é adicionar pelo menos metade de uma cápsula de lecitina de ovo - melhor encontrada on-line, de acordo com o site LuvMyCritters.com - à ração do gato duas vezes por semana. Além disso, dê ao animal casca de olmo duas vezes por semana. O site LuvMyCritters.com orienta a dissolver duas cápsulas de casca de olmo em 1 colher de sopa de água fervente e, então, adicionar a algo saboroso, tal como atum. A lecitina deverá romper as bolas de pelo, enquanto que a casca de olmo ajuda a deslizá-las através do intestino do animal. Além disso, é possível melhorar a alimentação de seu gato optando por alimentá-lo com uma dieta de carne crua, gordura, órgãos e legumes. Uma dieta saudável conferirá um melhor sistema digestivo, bem como um pelo mais saudável, desse modo, reduzindo a incidência de bolas de pelo.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media