O que os empregadores observam nos trajes e na aparência

Escrito por jim orrill | Traduzido por luciana ferraz
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que os empregadores observam nos trajes e na aparência
Empregadores em potencial apreciam a aparência profissional e atitude confiante (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Ao mesmo tempo que sua formação, habilidades e credenciais são importantes para te ajudar a conseguir um bom emprego, a impressão de seu entrevistado tem um grande papel em sua decisão de te contrata. Mostrar uma boa aparência ajuda a assegurar a seu entrevistador que você se encaixa em sua empresa. O site do Job Center of Wisconsin relata que 95% dos empregadores indicaram que a vestimenta de seus candidatos foi um grande fator de decisão. Não existem dificuldades ou mistérios na hora de se vestir e arrumar para o sucesso durante a entrevista, e separar tempo para mostrar o seu melhor mostra a seus empregadores em potencial que você é profissional o bastante para levar a entrevista a sério e se preocupa genuinamente em criar boas primeiras impressões.

Outras pessoas estão lendo

Roupas masculinas

Cores escuras dão autoridade, e um terno cinza escuro ou azul marinho cria uma impressão favorável para seu empregador em potencial. Evite usar preto, no entanto, pois tem associação subliminar com morte e tristeza é a última coisa que você quer exibir durante a entrevista. Sapatos pretos lustrados ou sapatos marrons causam uma boa impressão, e seu cinto deve ser da mesma cor. Vista uma camisa branca lisa — qualquer coisa com listras ou padrões pode ser uma distração sutil — e use sempre camisas de mangas compridas, não importa o clima. Camisas de mangas curtas são muito casuais, e você vai querer que sua aparência mostre que você é formal. Complete o conjunto com uma gravata de seda de cor lisa. Evite gravatas com desenhos intricados ou pior, desenhos complexos, pois distraem o entrevistador, frustrando o propósito de ter uma aparência prática.

Roupas femininas

Escolha um conjunto conservador, consistindo de blazer cinza escuro ou azul marinho e saia ou calça para projetar uma presença autoritária para seu entrevistador. Uma blusa branca combina tanto com saia quando com calça, mas se quiser dar cor ao traje, tons sutis de amarelo, vermelho ou laranja são adequados. A blusa deve ter gola alta que não exponha o decote; e se optar pela saia, vista uma com barra na altura ou abaixo dos joelhos. O empregador em potencial pode achar antiprofissional mostrar muita pele, e é melhor errar para o lado de ser muito conservadora do que ser muito casual em uma entrevista. Use sapatos fechados com saltos que não sejam maiores do que 2,5 cm. Saltos muito altos podem ser uma distração, e você vai querer sapatos que permitam que você se movimente confortável e confiantemente.

Aparência

Um homem com barba deve apará-la antes da entrevista, certificando-se de que esteja bem feita e lisa. Todo candidato precisa fazer a higiene básica antes da entrevista, banho, desodorante e unha cortadas. Se tiver tatuagem, certifique-se de que as roupas cubram o máximo possível. Mesmo que as tatuagens sejam comuns na sociedade, podem ser desfavoráveis na visão de um entrevistador e destoam de uma aparência conservadora. Se você almoçar antes da entrevista, evite comidas com odores fortes que persistem no hálito. Se for fumante, evite fumar antes da entrevista.

Perfumes e acessórios

Se usar colônia ou perfume na entrevista, use pouco, dando a si mesmo apenas um toque do cheiro. Exagerar cria uma distração e se seu entrevistador for alérgico à sua fragrância, sua entrevista vai se transformar rapidamente em um pesadelo. Os homens devem evitar usar brincos em entrevistas para preservar a aparência conservadora e as mulheres devem usar joias simples e moderadas, evitando brincos que balançam ou pulseiras grandes que batem umas nas outras. As mulheres devem também usar pouca maquiagem de manhã, evitando tons e brilhos que camuflem sua aparência natural.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível