Como encerrar uma carta-proposta

Escrito por barbie carpenter | Traduzido por samantha g. silva
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Como encerrar uma carta-proposta
Dedique-se a fim de escrever uma conclusão convincente para sua carta-proposta (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Para escrever uma proposta convincente, você deve encerrar sua carta de forma sólida. É preciso deixar o leitor com uma impressão positiva sobre você e sua proposta. Ou melhor, você deseja incitar o leitor a reagir imediatamente a seu texto, seja concordando com a oferta ou lhe contactando para maiores informações. Ademais, sua conclusão deve ser tão eficiente quanto a introdução e o vocabulário utilizado pode estimular uma resposta por parte do interlocutor.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

  1. 1

    Resuma brevemente os pontos principais da proposta. Limite o conteúdo a uma ou duas orações. Mencione o problema identificado, assim como a solução pretendida. Inclua quaisquer dados e número que atestem sua ideia. Por exemplo, se você puder economizar R$ 50.000,00 por ano para o cliente, lembre-o disso.

  2. 2

    Identifique os benefícios de sua proposta em dois ou três parágrafos. Ofereça opções tangíveis, se possível. Explique as formas pelas quais sua proposta economizará fundos, aumentará os lucros, vendas ou visibilidade do cliente. Não deixe o cliente se perguntando se deve escolher sua proposta — exponha seus argumentos com clareza de forma a figurarem como a opção óbvia.

  3. 3

    Estimule um contacto instantâneo. Desafie o leitor a contactá-lo e avançar o estágio da proposição. Informe-o sobre sua disponibilidade para reuniões — forneça uma data específica. Se estiver enviando a carta a favor de uma organização, convide-o para visitar seu escritório e conhecer um pouco mais da empresa.

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    Estabeleça uma ponte de comunicação em sua conclusão. Forneça informações de contato, principalmente o número de seu telefone e endereço de e-mail profissional. Informe ao leitor que você irá contactá-lo em uma data específica para discutir o progresso da proposta. Certifique-se de que alinhar a data de seu contato com o prazo final para envio das cartas; não contacte o cliente muito cedo, quando ele ainda estiver recebendo outras propostas.

Dicas & Advertências

  • Uma linguagem persuasiva é a chave de qualquer proposta, principalmente durante a conclusão, que proporcionará a última impressão ao leitor. Seu vocabulário deve evocar confiança e impressionar o cliente. Por exemplo, você pode dizer que sabe que é a melhor opção para o serviço — "saber" é mais convincente que "achar". Use palavras-chaves como "confiança", "rentável", "superior" e "eficiente" para descrever a solução proposta em sua carta.

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