×
Loading ...

Como encontrar a capacidade volumétrica de um tanque cilíndrico

Atualizado em 17 abril, 2017

Os tanques cilíndricos são recipientes usando para guardar uma certa quantidade de líquidos ou gás. Exemplos incluem alguns tanques de combustível de motocicletas e caixas d'água. A capacidade volumétrica mostra a quantidade de líquido ou gás que um tanque cilíndrico pode comportar, medida em metros cúbicos. É possível encontrar a capacidade volumétrica de um tanque calculando o volume de um cilindro, o que é um procedimento bem direto. Ele requer apenas algumas medidas e cálculos, mas como um dos números presentes na conta é o pi, o resultado sempre será uma aproximação.

Instruções

Calcule o volume de um cilindro para encontrar a capacidade de um tanque (Photodisc/Photodisc/Getty Images)
  1. Meça a altura do tanque cilíndrico (o comprimento da parte reta). Escreva essa medida em metros.

    Loading...
  2. Meça o raio da parte circular (a linha que liga o centro à borda). A unidade dessa medida deve ser a mesma da medida da altura.

  3. Multiplique a altura por pi e pelo quadrado do raio (3,14 x raio² x altura). Por exemplo, se a altura do seu tanque for 7 m e o raio for de 4 m, o volume fica: 3,14 × (4²) × 7 = 3,14 × 16 × 7 = 351,68 m³.

  4. Faça a conversão para calcular a capacidade em litros (L). Um metro cúbico equivale a 1000 L. Sendo assim, no exemplo acima, o resultado em litros será de 351,68 x 1000 = 351680 L.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...