Como encontrar a média, mediana, moda, variação e desvio padrão

Escrito por ehow contributor | Traduzido por ellen zanelato
Como encontrar a média, mediana, moda, variação e desvio padrão

Estatística básica

Math image by CraterValley Photo from Fotolia.com

As estatística descritiva fala sobre a distribuição dos pontos de dados em um conjunto de dados. As medidas mais comuns são média, mediana, moda, variação e desvio padrão. Para ilustrar essas medidas, considere um grupo de números fictícios de pontuações em uma prova: 44, 51, 72, 72, 88, 99.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

    Média, mediana, moda e variação

  1. 1

    Some todos os números no grupo e divida essa soma pelo número de itens para achar a média, também conhecida como rateio. No nosso exemplo, some 44, 51, 72, 72, 88 e 99 e obtenha 426. Divida 426 por 6 para conseguir a média das pontuações do teste, que é 71.

  2. 2

    Determine a mediana colocando os dados numa ordem numérica e encontrando o número médio, que é uma outra forma de calcular uma espécie de valor "médio" para um conjunto de dados. No nosso exemplo, nós temos dois números médios, 72 e 72. Se você conseguir dois números médios é porque você tem um número par de dados, calcule a média dos dois para conseguir a mediana. A pontuação mediana no exemplo é 72.

  3. 3

    Examine os dados para determinar a moda, que é o número mais presente no conjunto de dados. Em nosso exemplo, a moda é 72 pois aparece duas vezes. Um conjunto pode ter mais de uma moda.

  4. 4

    Examine os dados para encontrar a variação, que é a diferença entre os valores mais altos e os mais baixos. A maior pontuação dos seus alunos imaginários é 99; a menor 44. Subtraindo 44 de 99 temos a variação de 55.

    Desvio padrão

  1. 1

    Calcule as diferenças entre cada ponto de dado e a média 71. Por exemplo, subtraia 44 de 71 e encontre 27. Faça este cálculo para cada uma das seis pontuações no conjunto para conseguir este conjunto de números: 27, 20, 1, 1, 17 e 28; ignore sinais negativos.

  2. 2

    Eleve todos os números do passo 1 ao quadrado e tenha como resultados 729, 400, 1, 1, 289 e 784. Some os números e tenha como resultado 2.204 e divida-o por 6, o número de resultados, para chegar a 367,3.

  3. 3

    Calcule a raiz quadrada de 367,3 em uma calculadora para encontrar o desvio padrão, que é a medida de quão distantes os pontos de dados são um do outro. Um conjunto com um desvio padrão pequeno tem a maioria dos pontos de dados centrados perto da média. Um conjunto com um desvio padrão alto tem seus pontos de dados distantes da média. Neste exemplo, o desvio padrão é de 19,2.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media