Como fazer enemas

Escrito por meg butler | Traduzido por andressa v. da nobrega
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como fazer enemas
Uma bolsa para enema de cerca de 2 litros é o tamanho padrão (Shattonbury: Wikimedia Commons)

Enemas têm sido usados há séculos para aliviar a constipação, desintoxicar o corpo e administrar medicação. Várias pessoas até gostam da experiência de limpar seus intestinos. Entretanto, a perspectiva de realizar seu primeiro enema pode ser assustadora se você não sabe como proceder, apesar de um enema ser um procedimento relativamente simples. Pode ser desconfortável inicialmente e parecer demorado, mas sua técnica e tolerância vai melhorar com a prática.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Conjunto para enema
  • Termômetro
  • Vaselina
  • Alvejante
  • Toalha
  • Cordão

Lista completaMinimizar

Instruções

    Preparação

  1. 1

    Compre uma bolsa reutilizável de cerca de dois litros de capacidade em uma farmácia. Encontre uma que venha com um grampo, mangueira e a cânula para inserir no reto.

  2. 2

    Encha a bolsa de enema. Encaixe a mangueira, o grampo e a cânula à bolsa de acordo com as instruções do fabricante. Encha a bolsa com o líquido de sua escolha. Entretanto, para seu primeiro enema, recomendo começar com água pura.

    Encha a bolsa com água pura e morna. Então, meça a temperatura da água dentro da bolsa com um termômetro. Ela deve estar entre 36° C e 40° C. Se estiver mais frio ou mais quente, pode causar câimbras excessivas em seu cólon. Se você não tiver água quente disponível na torneira, pode ser necessário ferve-la primeiro.

  3. 3

    Lubrifique a cânula de inserção anal com uma quantidade generosa de vaselina para facilitar a inserção.

  4. 4

    Pendure a bolsa de enema na barra da cortina de seu banheiro. Pode ser necessário amarrar um cordão na barra e pendurar a bolsa nele. O ideal é que ela fique cerca de 30 cm acima de seu ânus quando você estiver na posição de aplicar o enema.

    Depois, deslize o grampo para baixo ao longo do tubo até que esteja baixo o suficiente para ser alcançado a partir da sua posição. Então, abra o grampo para permitir que todo o ar escape pelo tubo. Então, forre a banheira com uma toalha.

  5. 5

    Lubrifique seu ânus. Isso vai permitir que a cânula seja inserida com o maior grau de conforto. Cubra seu dedo indicador com uma quantidade generosa de vaselina, até a segunda articulação. Então, pressione a ponta de seu dedo indicador no seu ânus, aplicando uma pressão moderada. Seu esfíncter pode resistir a abrir-se de início, mas ao aplicar uma pressão persistente por alguns segundos vai encorajá-lo a relaxar e abrir. Assim que isso acontecer, mova seu dedo para dentro e para fora do ânus várias vezes para lubrificá-lo bem.

  6. 6

    Entre na banheira e deite-se sobre a toalha em uma posição confortável, que lhe permita ter um acesso fácil a seu ânus. Ficar de quatro com as nádegas para cima é uma posição muito utilizada. Outras pessoas preferem deitar-se de lado com uma perna esticada e a outra dobrada na direção do peito.

    Administre o enema

  1. 1

    Insira a cânula lubrificada entre 7,5 a 10 cm dentro do seu ânus. Assim como com seu dedo, o melhor método é pressionar a ponta da cânula na entrada do seu ânus com uma pressão moderada e consistente, até que seu esfíncter anal relaxe. À medida que você insere a cânula, faça algumas respirações profundas e calmantes para encorajar seu esfíncter a relaxar. A cânula deve deslizar para dentro, mas se você sentir alguma resistência, insira devagar a cânula para frente e para trás, enquanto facilita a passagem para dentro do ânus.

  2. 2

    Acione o fluxo do enema abrindo o grampo devagar. Mantenha sua mão perto do grampo no caso de ter que interromper o fluxo. Durante seus primeiros enemas, pode ser que você sinta algumas câimbras à medida que seus intestinos se expandem. Se isso acontecer, simplesmente interrompa o fluxo e dê a seus intestinos alguns momentos para relaxar. Da mesma forma, se sentir que precisa evacuar (outra ocorrência comum), simplesmente interrompa o fluxo e dê tempo para seus intestinos relaxarem por alguns momentos, recomeçando então o fluxo.

  3. 3

    Evacue seus intestinos. Lentamente remova a cânula de seu ânus quando a bolsa de enema estiver vazia ou você sentir que não consegue absorver mais fluido. Segure o líquido por cinco minutos (ou até 15 minutos, se você estiver tentando aliviar a constipação).

    Vá até o vaso sanitário e libere o líquido. Tenha em mente que o enema vai ser expelido em mais de uma ida ao banheiro, por isso, mantenha-se perto de um sanitário por pelo menos uma hora.

    Como limpar a bolsa de enema

  1. 1

    Misture uma porção de alvejante para cada 2 litros de água. Enxague todas as partes do conjunto usado para fazer o enema com essa solução.

  2. 2

    Enxague todas as partes do conjunto para enema com água pura até que não haja mais nenhum resíduo.

  3. 3

    Pendure a bolsa e demais itens para que sequem. Vai levar alguns dias para que sequem completamente e é importante que sequem por completo, para que não desenvolvam mofo.

Dicas & Advertências

  • A altura em que a bolsa de enema é colocada determina a velocidade do fluxo do líquido. Entretanto, tenha em mente que colocar a bolsa abaixo do seu ânus vai resultar em um fluido reverso que causará muita bagunça.
  • Reserve tempo para administrar seu enema, realizando quantas pausas quiser, e sinta-se livre para parar se não quiser utilizar todo o líquido.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível