Como engordar um cão que está abaixo do peso

Escrito por rebecca chandos | Traduzido por elisa lacerda de freitas
Como engordar um cão que está abaixo do peso

Como engordar um cão que está abaixo do peso

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O peso abaixo da média em um cão tem uma série de possíveis causas, tais como negligência, doença intestinal ou deformidades congênitas, como um maxilar muito curto que impede o animal de comer. Qualquer que seja a causa, estar abaixo do peso é uma condição que envolve risco de morte. Sem dúvida, o método mais eficaz de fazer um cão adquirir uma massa muscular saudável é complementar sua dieta com comidas calóricas para seres humanos. Dependendo da gravidade da desnutrição de seu cão, pode levar até seis semanas para que ele alcance seu peso ideal. Resista à tentação de dar comida demais a ele ou ir muito rápido com esse programa, pois isso trará mais males do que benefícios para a saúde do animal.

Nível de dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Arroz branco
  • Bife de hambúrguer gorduroso
  • Iogurte grego com teor elevado de gorduras
  • Macarrão com queijo
  • Bolinho engordiet
  • Ovos
  • Manteiga de amendoim

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Avalie seu cão ou busque um veterinário para examiná-lo. Se o cachorro for um novo membro de sua família, ele pode ter sofrido maus tratos ou negligência de seus proprietários anteriores. Se o cão já estiver com você por um bom tempo, sua perda de peso pode ser resultado de uma doença intestinal, como verminoses. Se ele tiver uma doença intestinal, trate-a antes de tentar engordar o animal.

  2. 2

    Se seu cão estiver muito abaixo do peso (com metade de seu peso ideal ou menos), comece a aumentar sua dieta bem lentamente. Não o alimente com ração ou comida de cachorro enlatada. Em vez disso, misture 1/4 de xícara de arroz branco cozido com 1/4 de xícara de bife de hambúrguer cozido (quanto mais gorduroso, melhor) e, aos poucos, ofereça ao cão. Repita cinco a seis vezes por dia. Lembre-se de ir bem devagar - muita comida de uma vez é nociva para cães desnutridos.

  3. 3

    Se o cão pesar menos de três quartos, mas mais que a metade de seu peso ideal, tente oferecer três ou quatro pequenas refeições por dia. Alterne a mistura de arroz e hambúrguer mencionada acima com um iogurte com teor elevado de gorduras e macarrão com queijo. Comece a misturar um pouco de ração na comida de seu cão após a primeira semana. Não o alimente de uma só vez com mais de 3/4 de xícara dessa mistura.

  4. 4

    Se seu cão estiver ligeiramente abaixo do peso (pesando pelo menos três quartos de seu peso ideal), tente alimentá-lo duas a três vezes ao dia com comida de cachorro enlatada ou ração para filhotes, misturada com 1/4 de xícara de arroz branco. Complemente sua dieta com um ou dois bolinhos "engordiet" para cães (consulte as Referências abaixo) ou um ovo cozido mexido em cada refeição.

  5. 5

    Certifique-se de que seu cão - não importa o quão abaixo do peso esteja - beba muitos líquidos. Uma bebida eletrolítica ou caldo de carne em pó diluído vão ajudar.

  6. 6

    Assim que seu cão alcançar seu peso ideal, diminua a quantidade de "comida de gente" oferecida em cada refeição. Continue a complementar com um ou dois bolinhos engordiet por dia. Se isso fizer com que o cão perca um pouco do peso que ganhou, aumente o número de bolinhos para três ou quatro por dia durante duas semanas e, em seguida, tente reduzir a dieta novamente. Continue experimentando até encontrar a quantidade ideal de alimentos para manter o peso de seu cão.

Dicas & Advertências

  • Um cão desnutrido será exigente com a comida e, geralmente, não vai comer o suficiente para uma refeição que lhes permita ganhar peso. Quanto menores e mais frequentes forem suas refeições, melhor.
  • Permita que seu cão se exercite até mesmo quando estiver tentando engordá-lo. Isso garante que o ganho de peso seja de massa muscular saudável, e não de gorduras.
  • Ao oferecer ovos mexidos, macarrão com queijo ou carnes cozidas ao cão, deixe esfriar antes de servir.
  • Cães abaixo do peso - assim como os seres humanos abaixo do peso - não devem ganhar peso de uma só vez. A ideia desse regime de alimentação é fazer o cão voltar a ter saúde, ao invés de simplesmente engordá-lo. Um cão gravemente desnutrido precisa de cinco a seis semanas para ganhar peso suficiente.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media