Mais
×

Como enraizar mudas de árvores frutíferas

Atualizado em 13 abril, 2018

Poucas atividades são mais profundamente satisfatórias do que colher os frutos da sua própria árvore. Cultivar árvores frutíferas não é uma tarefa difícil, mas multiplicá-las, sim. O melhor é retirar as mudas na primavera, e mesmo assim muitas delas não criarão raízes, embora não seja impossível evitar que isso aconteça. Siga algumas técnicas básicas e cruze os dedos, talvez você tenha sorte.

Instruções

Corte uma nova muda de uma árvore frutífera saudável para o enraizamento (apple-tree bud image by Alex White from Fotolia.com)
  1. Encha os potes pequenos com vermiculita. Regue-a até que esteja úmida, mas não encharcada.

  2. Corte um pedaço de broto da árvore frutífera saudável. Tire uma muda que tenha de 15 cm a 30 cm de comprimento e com pelo menos três folhas. Remova flores ou frutos da muda. Retire várias mudas, para aumentar as chances de enraizarem.

  3. Faça um corte diagonal no pé de cada muda, logo abaixo do nó, onde a planta mais baixa está brotando do caule. Mergulhe a ponta cortada na água e no hormônio de crescimento. Não chacoalhe para tirar o excesso.

  4. Faça furos na vermiculita úmida usando o dedo. Coloque as pontas cortadas das mudas dentro dos furos. Compacte suavemente a vermiculita em volta dos caules, para apoiá-los.

  5. Coloque o pote em uma sacola plástica grande. Amarre a boca da sacola com um cordão. Não deixe que o plástico toque a muda.

  6. Coloque os potes em um ponto aquecido, que receba bastante luz solar indireta. Não os coloque direto sob o sol, ou o calor pode desidratá-las. Você também pode colocar os potes em uma almofada de aquecimento para encorajar o enraizamento.

  7. Verifique as plantas constantemente para garantir que a vermiculita não esteja secando. Evite abrir as sacolas plásticas, a menos que seja óbvio que as mudas necessitem de água.

  8. Cheque as raízes visíveis após duas semanas. Quando puder vê-las, remova o plástico e coloque água nas mudas. Plante-as ao ar livre, quando não houver risco de geada.

Dicas

  • É possível encontrar vermiculita em um viveiro ou centro de jardinagem.
  • Desista após quatro semanas. Se não puder ver raízes nesse período, as mudas não enraizarão.

O que você precisa

  • Potes pequenos
  • Vermiculita
  • Tesouras
  • Água
  • Hormônio de enraizamento
  • Sacolas plásticas leves, como as de supermercado
  • Cordões de torção
  • Almofada de aquecimento para plantas (opcional)
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article