×
Loading ...

Como enrolar uma bainha de tule à mão

Atualizado em 20 julho, 2017

O tule é um tecido tipo rede leve e fino geralmente feito de nylon, seda artificial, seda ou algodão. O tule é engomado na hora da fabricação para dar maior rigidez. A leveza e rigidez do tule o tornam ideal para véus de casamento e tutus de ballet. Costurar tule pode ser um desafio, porque ele é muito leve. Para evitar que ele se desfaça, é necessário costurar uma bainha à mão nos trajes de tule. Uma bainha enrolada é o ideal.

Instruções

O tule é o tecido perfeito para fazer um tutu (American Images Inc/Photodisc/Getty Images)
  1. Coloque o tule na máquina de costura e costure uma linha reta a 60 mm da borda do tule usando uma linha de cor complementar.

    Loading...
  2. Remova o tule da máquina, coloque o pano branco em cima do tule e passe o ferro pelo pano com o tule costurado embaixo dele. O tule queima fácil, então certifique-se de que o ferro está no ajuste mais frio.

  3. Passe linha na agulha de mão com a mesma agulha usada para dar o ponto anterior.

  4. Coloque os três livros pesados na ponta do tule. Os livros vão agir como pesos para segurar o tecido firmemente enquanto você apara o excesso.

  5. Segura a ponta livre do tule firmemente com uma mão e use a outra para aparar a aparar a margem de costura. Corte o mais próximo da costura possível, mantendo uma linha reta.

  6. Enrole firmemente a ponta costurada do tule até que a costura da máquina não fique mais visível. Use a agulha com linha para prender uma ponta dando pesponto.

  7. Segure o tecido enrolado firmemente e dê ponto de deslizamento até que você atinja os livros. Remova os livros e continue a dar ponto de deslizamento até que atinja o fim do tule.

Loading...

O que você precisa

  • Máquina de costura
  • Pano de algodão branco
  • Ferro
  • Linha
  • Agulha pequena para costura à mão
  • 3 livros pesados
  • Tesouras

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...