Como ensinar contabilidade básica

Escrito por sheila shanker | Traduzido por luciana p. s. lopes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como ensinar contabilidade básica
Ensinar contabilidade básica pode ser difícil (chldren teaching image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Ensinar contabilidade básica pode ser um desafio. Os alunos não estão familiarizados com os conceitos e podem ficam confusos com a terminologia e o vocabulário da área. Muitos estudantes presumem que se eles se saem bem em matemática, o mesmo acontecerá em contabilidade, porém isso nem sempre acontece.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Gaste um bom tempo com definições e terminologia. O vocabulário pode ser bastante confuso, pois as mesmas palavras são usadas para coisas diferentes na contabilidade e em outras disciplinas. Exemplos típicos são "débitos" e "créditos". Essas duas palavras têm alguns significados na contabilidade (tipos de contas e aumentos/reduções) e outros completamente diferentes no cotidiano. Aplique testes sobre terminologia para ter certeza de que os alunos entenderam. Cada aula poderia começar com um teste sobre o vocabulário ensinado na aula anterior.

  2. 2

    Use o máximo de exemplos que puder. Cada novo conceito deve ser seguido de um exemplo. Se estiver tratando de lançamentos, dê exemplos e mostre para quê eles servem. Você pode usar as tradicionais contas em "T" para ilustrar conceitos aos estudantes iniciantes. A conta em "T" é um recurso visual que mostra uma conta no formato de uma letra "T" grande, com os débitos no lado esquerdo e os créditos no lado direito. Não fique apenas falando sobre contabilidade, ilustre.

  3. 3

    Use a mnemônica e dê dicas aos alunos sobre como memorizar os tipos de contas e relatórios. A maioria dos livros didáticos não oferece dicas úteis nesse respeito. Por exemplo, um balancete poderia ser o mesmo que A+3Ps, resumindo a fórmula do balanço geral, ou seja, ativos = passivo + patrimônio dos proprietários. Uma outra dica seria criar uma frase para que os alunos memorizem que o lado esquerdo do balanço está relacionado ao débito (dt) e o lado direito ao crédito (cr).

  4. 4

    A "ancoragem" é um conceito que pode ser usado imediatamente por seus alunos. Você pode enfatizar que se o dinheiro é um débito em conta e que aumenta o número de débitos, isso ocupará pelo menos um lado dos lançamentos. Concentre-se nas transações em dinheiro primeiro e em examinar problemas, fazendo perguntas sobre dinheiro. Se o dinheiro estiver envolvido por causa de termos como "pago" ou "fundos recebidos", então o lançamento envolverá dinheiro, o que poderia ser resolvido primeiro, simplificando e facilitando o processo.

Dicas & Advertências

  • Acrescente fontes online à sua aula. Existem várias que podem ajudar um aluno confuso.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível