Como ensinar uma criança a escrever um poema acróstico

Escrito por cara batema Google | Traduzido por maria rosangela silva
Como ensinar uma criança a escrever um poema acróstico

Escrever o poema no quadro ajuda visualmente

Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images

As crianças adoram o ritmo natural e a linguagem divertida da poesia. As boas poesias infantis apelam para os seus sentidos e contam histórias interessantes, que cativam a imaginação dos alunos. Crianças são seres naturalmente criativos e as atividades com poesia as ajudam a se expressarem. Até mesmo as crianças menores podem aprender a escrever poemas e você pode usar formas simples de poesia, como o poema acróstico, que apresenta uma palavra escrita verticalmente na página, com cada linha do poema começando com uma letra da palavra.

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Pergunte para seus alunos se eles sabem quais são os cinco sentidos. Use desenhos para representar os sentidos, por exemplo, uma mão para o tato, uma orelha para a audição e assim por diante. Diga que todos eles têm um sexto sentido, a imaginação. Explique que esse sentido extra permite que você finja ser alguém ou alguma coisa.

  2. 2

    Explique ao alunos que eles devem usar a imaginação para escrever uma poesia. Pergunte se a poesia precisa de rima, não precisa. Ensine a poesia acróstica. Use alguns exemplos para mostrar como é um poema acróstico.

  3. 3

    Peça para a classe escolher uma palavra. Por exemplo, pense em um animal, comida ou evento. Escreva a palavra verticalmente no quadro, em letras maiúsculas.

  4. 4

    Com seus alunos, pense em palavras ou frases que se encaixem na palavra que você escreveu no quadro. Escreva essas palavras e frases no lado.

  5. 5

    Com a ajuda dos seus alunos, preencha o poema com as palavras e frases que vocês escolherem. Elas precisam começar com uma das letras da palavra vertical.

  6. 6

    Leia o poema em voz alta e peça uma salva de palmas para os alunos que escreveram seu primeiro poema juntos.

  7. 7

    Incentive seus alunos a escrever seus próprios poemas acrósticos. Você pode dar uma folha com uma palavra escrita na vertical e uma linha horizontal saindo de cada letra. Dê uma atenção especial para cada aluno, para ajudá-los a escrever o poema. Muitas crianças pequenas precisarão de ajuda para escrever as palavras. Peça para os alunos que terminaram o poema fazerem um desenho sobre o texto, enquanto você ajuda os outros. Você também pode escrever mais poemas juntos na sala de aula.

Não deixe de ver

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2015 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media