Mais
×

Como ensinar crianças a cantar em coro

Atualizado em 20 julho, 2017

Ensinar um coral de crianças requer uma seleção cuidadosa de músicas para educá-las sobre a notação musical. As crianças precisam ter um entendimento básico de valores e campos de nota e como interpretá-los em sons musicais. Em primeiro lugar, ao ensiná-los a ler música, os futuros ensaios do coro serão muito mais produtivos. Muitos instrutores de coro infantil irão presumir incorretamente que leva muito tempo para ensinar uma criança a ler música. A realidade é que, ensinando primeiro estes princípios, você permitirá ao coro cantar de forma muito mais eficaz no futuro.

Instruções

Corais infantis requerem uma atenção especial para evitar que machuquem as suas vozes (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Comece ensinando as crianças a ler o ritmo auditivamente. Ensine apenas os ritmos mais básicos: conjunto de notas, meias notas e quartas notas. Inicie um metrônomo e os faça bater palmas em cada clique para a quarta nota, qualquer outro clique para a meia nota e cada quatro cliques para toda a nota.

  2. Continue ensinando ritmo, mostrando-lhes com que cade nota se parece. Distribua a música tornando-a progressivamente mais difícil. Comece mostrando apenas música semínima. Adicione meia notas, uma vez que eles compreendam a semínima e, finalmente, use notas inteiras. Certifique-se de ensiná-los sobre descanso também.

  3. Comece a ensinar as crianças sobre a notação de afinação após a primeira semana. Já que eles são crianças, todos eles vão cantar na clave de sol. Peça a eles para lembrarem os espaços na equipe, usando o seguinte truque: "Se você olhar nas entrelinhas você verá sua FACE". Explique que os espaços soletram a palavra F - A - C - E.

  4. Ensine os nomes das linhas da clave de sol usando uma sigla. Uma boa sigla a ser usada é "Every Good Boy Does Fine." A primeira letra de cada palavra é o nome de uma linha.

  5. Explique que a maneira correta de respirar é através do diafragma e que as crianças nunca devem forçar uma nota que é alta demais. Se uma criança está tendo problemas para cantar uma parte, dê uma parte mais alta ou mais baixa para ela cantar.

  6. Faça escalas musicais com eles. Distribua partituras que listem as escalas e faça as crianças cantarem cada passo com uma nota inteira. Pratique a escala maior até que eles possam cantá-la sem o uso de um piano.

  7. Apresente às crianças uma música com um passo-a-passo simples. Diga-lhes que, quando as notas subirem, eles vão cantar mais alto. Quando o tom descer eles vão cantar mais baixo, assim como com as escalas que aprenderam. Existem grandes variedades de música escrita para crianças que utilizam o movimento passo a passo.

  8. Dê-lhes uma música mais difícil só depois de terem cantado juntos por vários meses. Você pode começar a selecionar músicas passando-as, ou até mesmo saltando as notas musicais, até ter um sólido entendimento de como cantar a música toda.

Dicas

  • Selecione a música que está dentro do alcance de um quinto. As vozes das crianças são delicadas e você não quer que eles cantem muito alto ou muito baixo, o que pode acabar prejudicando suas cordas vocais.
  • Parte do processo de canto vai exigir que as crianças memorizem sua melodia. E as notas servirão para ajudá-los a lembrar a melodia e agir como um guia. Eventualmente, eles vão começar a associar campo aural com discursos escritos.

Aviso

  • Se você não estudou voz por pelo menos um ano, não tente ensinar as crianças a cantar. É fácil danificar a voz de uma criança e ensinar métodos impróprios de produção de som.

O que você precisa

  • Metrônomo
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article