Mais
×

Como ensinar decimais para a quarta série

Atualizado em 28 fevereiro, 2017

Os alunos da quarta série se deparam com problemas matemáticos mais complexos do que os que eles enfrentavam na escola primária. Um currículo típico de matemática para a quarta série inclui decimais como uma extensão do sistema de números na base 10. Um aluno de quinto ano deve ler e escrever números decimais pelo menos até a casa dos centésimos. Os alunos devem compreender o conceito de decimais para que possam eventualmente arredondar, somar, subtrair, multiplicar e dividir esses números.

Instruções

As crianças precisam de muita prática na leitura e escrita de decimais (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Discuta aplicações de decimais na vida real. Ligue dinheiro às aulas de decimais. Explique que um ponto decimal separa o real do centavo. Coloque oito moedas de dez centavos na mesa. Peça que os alunos escrevam o total sem usar a palavra centavo: R$0,80.

  2. Introduza um valor por vez. Comece com a casa das dezenas. Quando os alunos entenderem esse conceito, adicione a casa das centenas. Se eles forem rápidos, introduza os milésimos e os dez milésimos, também.

  3. Use ferramentas manipuláveis à mão para demonstrar o conceito de dezena e centena. Compre blocos de base dez em uma loja de materiais para professores ou use os blocos de base da Biblioteca Nacional de Manipuláveis Virtuais (nlvm.usu.edu/en/nav/topic_t_1.html). Faça com que os alunos criem seus próprios conjuntos de manipuláveis com dois canudos. Deixe um canudo intacto para representar um número inteiro. Corte o outro canudo em dez pedaços para representar as dezenas. Peça que eles usem os palitos para representar números como 1,8 ou 0,6.

  4. Introduza folhas de tarefas que descrevam números decimais. Você pode encontrá-las em sites como Super Teacher Worksheets (superteacherworksheets.com/decimals.html). Peça para as crianças nomearem o número sombreado. Faça o oposto: dê folhas em branco e peça para elas traçarem os números fornecidos.

  5. Mostre ao aluno uma linha numérica dividida em dezenas. Peça a ele para apontar para números diferentes, como 7,8. Repita este processo com outros números.

  6. Mostre ao aluno uma dica útil para ajudá-lo a ler números decimais. Diga a ele para colocar um "1" embaixo do ponto decimal e zeros nos dígitos restantes. No número 0,24 coloque um 1 em baixo do ponto e zeros embaixo do 2 e do 4; isso resulta em 100. Leia a casa decimal como "centena". Leia o número como "24 centésimos".

  7. Peça que os alunos leiam alguns números decimais em voz alta. Certifique-se de incluir alguns números complicados como 0,2; 0,20 e 0,02. Pratique esta habilidade com frequência.

  8. Jogue um jogo de "adivinhe o número". Escreva os dígitos de 0 a 9 em cartões de índice. Escolha três cartões; sempre use um cartão de ponto decimal, também. Diga aos alunos para adivinharem qual o número está em cada valor numérico. Os alunos ganham cinco pontos se responderem corretamente na primeira tentativa e um ponto a menos para cada tentativa seguinte. Mude as posições e veja quem acumula mais pontos depois de cinco rodadas.

  9. Crie uma atividade de combinação interativa em uma lousa apagável. Coloque números decimais em um lado e sua palavra equivalente no outro. Instrua a criança a desenhar uma linha conectando os pares.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article