Comportamento

Como ensinar matemática a crianças de 7 anos

Escrito por john london | Traduzido por ingrid furtado
Como ensinar matemática a crianças de 7 anos

Matemática pode ser uma das matérias mais difíceis na escola

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Muitas crianças têm dificuldades para aprender matemática. Por ser uma matéria muito importante, o estudante que fica para trás no primeiro ano fica destinado muitas vezes a ser “devagar” na disciplina pelo resto de sua vida escolar. Mas não precisa ser assim. Com esforço e boa vontade, você pode ajudar uma criança de 7 anos a se aperfeiçoar em matemática básica. Mas tenha certeza de que ela esteja interessada em aprender o que você tem a ensinar. Caso contrário, seu trabalho será em vão e a criança ficará apenas encarando livros e cadernos sem compreender o que você diz.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Teste o conhecimento

  1. 1

    Teste o conhecimento que a criança tem em matemática e identifique onde estão os problemas. Para fazer o teste, dê exercícios de primeiro ou segundo ano do ensino fundamental à ela usando livros de matemática. Outra alternativa é usar internet como ferramenta. O site FreeMathTest.com ou Rabun County Schools (Georgia) são algumas opções. Lembre-se de usar os exercícios respeitando sempre a idade apropriada. As lições que ela puder fazer com facilidade você não precisa ensinar.

  2. 2

    Assegure-se de que o pequeno saiba contar de trás para frente e vice-versa. Contar é uma habilidade numérica essencial. Depois que ela mostrar que pode fazê-lo corretamente, peça que conte de dois em dois, por exemplo: 2, 4, 6, 8,10 e assim por diante. Em seguida, ensine-a a contar de três em três, e de quatro em quatro. No ensino médio, ela vai perceber que isso se chama sequência aritimética ou progressão aritimética. Para ajudá-la, faça uso de objetos concretos como botões ou caroços de feijão.

  3. 3

    Ensine a criança a diferença entre maior e menor número. Um número maior inclui nele mesmo números menores e ainda outros adicionais. Para que ela visualize melhor, use uma pilha de quatro maçãs e outra pilha de seis maçãs. Pergunte à criança qual é a maior. Faça exercícios similares com outros números.

  4. 4

    Depois disso, ensine adição e subtração. Primeiro, ensine-a a adicionar um único dígito. Use novamente objetos concretos, como maçãs, para ajudar a criança a entender o conceito. Em seguida, ensinea-a a subtrair números de um dígito, de 1 a 9. Se ela fizer bem, faça a progressão para números de dois dígitos, de 11 a 19.

  5. 5

    Em seguida, mostre a diferença entre números ímpares e números pares. Os pares são aqueles que são divisíveis por 2 ou que são divisíveis sem sobrar restos. Aqueles que não se encaixam nesta regra, são ímpares.

  6. 6
    Uma linha curva é um exemplo de uma forma aberta

    Christopher Robbins/Photodisc/Getty Images

    Mostre à criança a diferença entre formas abertas e fechadas. Uma forma aberta é aquela que não é totalmente fechada por uma linha, como um reta ou uma curva. Já as formas fechadas são por exemplo o círculo e um retângulo. Mostre a ela exemplos de cada tipo e peça que a própria criança desenhe formas abertas e fechadas.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media