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Como ensinar perímetro e área para o sexto ano

Escrito por lynn wolf | Traduzido por fernanda de assis
Como ensinar perímetro e área para o sexto ano

Alunos do sexto ano devem aprender a medir o comprimento e a largura de figuras bidimensionais como parte do aprendizado sobre o perímetro e a área

NA/AbleStock.com/Getty Images

É esperado que estudantes do sexto ano do ensino fundamental possuam a capacidade de encontrar o perímetro e a área de polígonos simples. Para ensinar noções de perímetro e área para eles é preciso, primeiro, ensinar os alunos a reconhecer os diferentes tipos de polígonos. Eles devem aprender a diferença entre o perímetro e a área, bem como a forma de encontrar as duas medições usando fórmulas.

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Instruções

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    Apresente figuras bidimensionais simples. Ensine aos alunos que os polígonos são figuras bidimensionais com lados e ângulos. O número de lados e os tipos de ângulos definem o polígono. Explique que quadriláteros são polígonos com quatro lados e quatro ângulos. Quadrados têm quatro lados iguais e quatro ângulos retos. Retângulos têm dois conjuntos de lados paralelos e congruentes, ou iguais, e quatro ângulos retos. Ensine aos alunos que triângulos são polígonos com três lados e três ângulos. Os ângulos dentro de um triângulo podem ser agudos, obtusos ou retos. Ângulos agudos medem menos que 90 graus, ângulos obtusos medem mais que 90 graus e ângulos retos medem exatamente 90 graus.

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    Mostre aos alunos a diferença entre perímetro e área. Explique que o perímetro mede a distância em torno de um objeto, enquanto a área mede o espaço dentro de um objeto plano. Dê exemplos e razões para ambas as medições. Por exemplo, um professor precisa saber o perímetro de um quadro de avisos para descobrir quanta fita é necessário para criar uma borda em torno do quadro. O professor precisa conhecer a área do quadro de avisos para determinar a quantidade de tecido que ele precisa para cobrir o interior dele.

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    Ensine aos alunos a usar diferentes fórmulas para encontrar o perímetro de retângulos, quadrados e outros polígonos. Utilize a fórmula P = 2 (b + h), ou o perímetro é igual a duas vezes a base mais a altura, para encontrar o perímetro de um retângulo. Utilize a fórmula P = 4l, ou o perímetro igual a quatro vezes o comprimento de um lado, para encontrar o perímetro de um quadrado. Para encontrar o perímetro de outros polígonos, incluindo triângulos, adicione o comprimento de cada lado.

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    Ensine os alunos a usar diferentes fórmulas para encontrar a área de retângulos, quadrados e triângulos. Use a fórmula A = b x h, ou a área é igual a base vezes altura, para encontrar a área de um retângulo. Use a fórmula A = l x l ,ou a área equivale a lado vezes lado, para encontrar a área de um quadrado. Encontrar a área de um triângulo requer várias etapas. Em primeiro lugar, divida a base do triângulo por dois e depois multiplique esse número pela altura do triângulo. A fórmula é A = [1/2(b) x h] ÷ 2.

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