Conhecimento

Como ensinar probabilidade para a quinto ano

Escrito por lynn wolf | Traduzido por thais a. navarro
Como ensinar probabilidade para a quinto ano

As crianças começam a aprender problemas simples de probabilidade no quinto ano

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

É esperado que alunos do quinto ano demonstrem a capacidade de trabalhar com probabilidade e estatística na resolução de problemas do mundo real. É exigido também que façam previsões com base em dados experimentais. Para atingir esses objetivos, os alunos devem aprender a encontrar a média, mediana, moda e amplitude de um conjunto de dados, criar relações de probabilidade com frações e fazer a conversão de frações para porcentagens.

Nível de dificuldade:
Moderadamente desafiante

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Aprenda o vocabulário da probabilidade. Dados são informações representadas por números, gráficos e tabelas e analisar dados envolve pensar criticamente sobre a informação que está sendo apresentada. Os alunos devem entender que a probabilidade é a porcentagem de ocorrer um determinado evento com base em dados existentes.

  2. 2

    Aprenda a encontrar a média, mediana, moda e amplitude de um conjunto de dados. Reescreva os números em ordem crescente. O número do meio na lista é a mediana; quando a quantidade de dados é par há dois número no meio, neste caso, para encontrar a mediana, deve-se somar estes dois números e dividir por dois. A moda é o número que aparece mais vezes na lista. Um conjunto de números pode ter mais de uma moda. A amplitude é a diferença entre o maior e o menor números. Para encontrar a média, some todos os números e divida pela quantidade de números na lista.

  3. 3

    Use frações para representar a probabilidade. Se for dado um cenário em que há 12 cubos em um saco -- 3 vermelhos, 5 azuis e 4 laranjas -- crie frações para representar a parcela dos cubos de cada cor. A porcentagem de cubos da cor vermelha é de 3/12 ou 1/4 -- enquanto 12/5 dos cubos são azuis -- e 4/12 ou 1/3 são cubos da cor laranja. Para encontrar a probabilidade de sortear um cubo da cor azul, considere o número total de cubos azuis -- 5/12. Portanto, a probabilidade de pegar um cubo da cor azul é de 5 entre 12.

  4. 4

    Para discutir a probabilidade, converta as frações para porcentagem, pois ela é mais discutida nesses termos. Para converter 5/12 para percentagem, primeiro faça a transformação para decimal; para fazer isso, divida 5 por 12 e o resultado será aproximadamente 0,42. Em seguida, multiplique este número por 100 para obter a porcentagem equivalente -- 42%. A chande de puxar um cubo azul do saco é de 42%.

Não deixe de ver

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media