×
Loading ...

Ensino de clorofila para crianças

Atualizado em 17 abril, 2017

As crianças amam aprender ciências, principalmente quando ela pode ser vista em ação. Ensinar sobre a clorofila para crianças pode ser muito divertido se o professor transformar o ensino em algo prático e cheio de atividades. Qualquer lição sobre clorofila também deve falar sobre fotossíntese, uma palavra longa que soa como complicada para crianças, mas pode ser facilmente ensinada mesmo para os mais novos. Não apenas as crianças vão aproveitar o aprendizado sobre o básico de plantas, como também terão uma base para futuras séries.

Dê aulas em locais abertos com trabalhos práticos de aprendizado (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

É verde!

O detalhe mais básico para ensinar aos alunos é que a clorofila é um pigmento verde encontrado em plantas. Para fazer isso, dê a cada estudante um pedaço de cartolina branca, tesouras infantis e um estêncil ou molde de uma folha. Instrua as crianças a fazerem sua própria folha. Então, entregue também um pincel e uma pequena vasilha com tinta verde. Peça aos estudantes para que coloquem algumas gotas em suas folhas feitas de papel e observem como a cor se espalha na folha. Ajude os mais novos para prevenir bagunças.

Loading...

As estações

Após o início do ano letivo, quando as folhas começarem a mudar, leve a turma para fora e mostre a mudança que ocorreu nas árvores. Diga às crianças para observarem atentamente as folhas que caíram e também as folhas que permaneceram nas árvores. Pergunte por que as folhas que estão no chão têm aparência diferente das que ainda estão nos galhos. Explique a diferença nas cores por conta de mudanças na clorofila quando a árvore se prepara para o inverno. Essa também é uma boa introdução para iniciar o aprendizado básico da fotossíntese.

Cresçam, plantas, cresçam!

Entregue aos estudantes um vaso de plantas, solo e sementes. Ensine-os a preparar o solo e então introduzir as sementes no mesmo. Explique por que as plantas necessitam de água e sol antes das crianças começarem os cuidados com a planta. Durante o semestre, elas poderão monitorar o processo de crescimento de suas plantas enquanto aprendem sobre clorofila e fotossíntese. Outra opção é pedir a alguns alunos para colocarem suas plantas em um armário sem luz solar para mostrar a diferença nos resultados.

Ensinos avançados

Os estudantes mais velhos ou mais avançados podem aprender ainda mais sobre o processo. Por mais que o estudo de fórmulas moleculares ainda esteja formalmente distante, você pode começar o ensino básico das moléculas chave envolvidas na fotossíntese. As crianças podem fazer modelos de água, gás carbônico e glicídeos com palitos de dente e bolas de isopor marcadas com o os símbolos dos elementos: hidrogênio, carbono e oxigênio. Elas também podem utilizar esses modelos com o propósito de representar cada etapa da fotossíntese.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...