×
Loading ...

Como envernizar um lambri

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O lambri -- folha fina e larga de painéis de madeira de parede -- pode ser pintado ou envernizado com a cor que desejar, tal como seria envernizar qualquer outro tipo de madeira. Embora ele seja instalado na metade inferior das paredes a fim de criar um aspecto decorativo, também pode ser colocado por cima das paredes inteiras ou um teto. Apesar do lambri poder ser envernizado após ter sido colocado na parede, é mais fácil fazer isso antes de instalá-lo.

Instruções

  1. Mova o lambri para um ambiente externo ou para uma garagem. Coloque uma lona plástica no chão e deite o lambri por cima. Caso o lambri já esteja instalado na parede, remova a moldura inferior com uma alavanca, e então deite uma lona plástica no piso por baixo do lambri.

    Loading...
  2. Lixe quaisquer arranhões ou entalhes no lambri usando uma lixa fina de grão 200. Lixe apenas na direção da madeira, neste caso, de cima para baixo. Limpe toda a superfície com uma toalha para remover qualquer poeira.

  3. Aplique uma fina camada de condicionador à base de óleo na superfície inteira da madeira utilizando um pincel. Esse produto sela o lambri, tornando a peça mais suave e mais uniforme. Deixe que o condicionador de madeira seque completamente para poder dar continuidade.

  4. Abra a lata de verniz à base de óleo e agite-a bem utilizando um misturador de tinta para misturar os pigmentos.

  5. Aplique o verniz no lambri usando uma escova de cerdas naturais. Mova a escova para cima e para baixo na direção do grão da madeira.

  6. Limpe toda a superfície da peça levemente com um pano limpo para remover o excesso de verniz. Não pressione com o pano, basta arrastá-lo levemente em toda a superfície da madeira.

  7. Deixe que a camada seque completamente e aplique uma segunda demão caso deseje um acabamento mais escuro.

Loading...

Dicas

  • Trabalhe em uma área bem ventilada, pois o verniz produz muitos vapores nocivos. Caso o lambri esteja instalado na parede, abra todas as portas e janelas da sala.

O que você precisa

  • Alavanca
  • Lona plástica
  • Lixa de grão 200
  • Pano
  • Condicionador de madeira à base de óleo
  • Pincel com cerdas naturais
  • Verniz de madeira à base de óleo
  • Misturador de tinta

Referências

Loading ...
Loading ...