Mais
×

Como fazer a escala pentatônica em um baixo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A escala pentatônica é a mais comum na maioria dos gêneros musicais populares e recebe este nome porque consiste de cinco notas em cada oitava ("penta" em latim significa cinco). As instruções a seguir mostrarão como tocar esta escala em um baixo.

Instruções

Aprenda a fazer a escala pentatônica no baixo
  1. Estude a estrutura da escala pentatônica. Ela pode começar com qualquer nota, que vai dizer o tom da escala e ascende da seguinte maneira: três intervalos, dois intervalos, três intervalos e dois intervalos para completar a oitava. Observe que 3+2+2+3+2=12, e que há 12 intervalos em uma oitava.

  2. Observe as notas na escala pentatônica em dó. Usando o padrão observado anteriormente, as notas são dó, mi bemol, fá, sol, si bemol e dó novamente para a oitava.

  3. Comece na maior nota da escala pentatônica. Neste exemplo, comece com o dedo anelar tocando na corda sol na quinta casa (dó).

  4. Toque a corda sol, retire o dedo anelar e use o indicador na terceira casa antes de tocar a corda sol novamente (si bemol). Agora, toque a terceira corda (ré na afinação padrão) na sétima casa (sol).

  5. Repita a segunda e terceira notas (si bemol e sol, respectivamente) antes de tocar a quarta nota (fá) na escala. Continue este padrão, tocando cada sequência de três notas enquanto você desce na escala.

  6. Observe o padrão completo neste exemplo. Devido ao fato de o baixo ter quatro cordas afinadas em mi, lá, ré e sol, temos a sequência: casas sétima e quinta na quarta corda, casas sétima e quinta na terceira corda, casas oitava e quinta na segunda corda, e casas oitava e quinta na primeira casa.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article