Casa

Como escolher o disjuntor adequado

Escrito por etienne caron | Traduzido por max jahnke
Como escolher o disjuntor adequado

Disjuntores bem dimensionados são importantes para proteger os circuitos

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Disjuntores são projetados para impedir que fios elétricos superaqueçam. Um disjuntor que seja muito pequeno para o fio ao qual está conectado pode vir a desarmar frequentemente e sem necessidade, enquanto que um que seja muito grande pode não desarmar quando for necessário proteger o circuito. O tamanho correto para os disjuntores depende do tamanho do fio, enquanto o tamanho do fio depende da carga elétrica que ele liga. Leia mais para aprender como escolher o disjuntor e os fios adequados.

Nível de Dificuldade:
Fácil

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • Calculadora

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Identifique o cabo ao qual o disjuntor está conectado e leia o tamanho impresso na parte plástica. Por exemplo, "2,5 mm-2". O "2,5 mm" indica a bitola do fio e o 2 refere-se ao número de fios, sem incluir o terra. Quanto menor a bitola, menor será o diâmetro do fio.

  2. 2

    Use um disjuntor de 15 ampères para um fio de 1,5mm, um de 20 ampères para um fio de 2 mm, um de 30 ampères para um fio de 2,5 mm e um de 40 ampères para um fio de 3 mm. Use o próximo tamanho maior se o cabo possuir mais do que 30 metros de comprimento ou passar por áreas restritas onde possa ter muito calor.

  3. 3

    Descubra se o circuito pode suportar a carga que você quer colocar nele. A carga máxima para um circuito é calculada pelo número de ampères multiplicado pelo número de volts. Por exemplo: 15 ampères multiplicados por 120 volts resultam em uma carga máxima de 1800 watts. Use apenas 80% da carga máxima para evitar qualquer possibilidade do disjuntor desarmar por causa de sobrecarga. Por exemplo: 1800 watts multiplicados por 80% são iguais a 1440 watts.

  4. 4

    Combine a potência de todas as cargas do seu circuito. Por exemplo, um total de 2700 watts significaria que você precisa de um disjuntor de 30 ampères em um circuito alimentado com 120 volts e com fios de 3 mm de diâmetro.

Mais galerias de fotos

Comentários

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível

Direitos autorais © 1999-2014 Demand Media, Inc.

O uso deste site constitui plena aceitação dos Termos de Uso e Política de privacidade de eHow. Ad Choices pt-BR

Demand Media