Como escolher a grama para o seu quintal

Escrito por faith mcgee | Traduzido por letícia melo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escolher a grama para o seu quintal
Evite plantar grama se o seu quintal recebe menos de quatro horas por dia de luz solar (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Pense em como você quer usar o seu quintal antes de escolher uma grama, pois todas variedades se sujeitam ao tráfego de pedestres de forma diferente. De acordo com a Clemson University Cooperative Extension, a grama-bermudas tem uma excelente tolerância ao desgaste, enquanto já a centípede não é muito resistente. Outras considerações a se fazer antes de escolher são o clima, o estilo de vida e o tipo de solo.

Outras pessoas estão lendo

Clima

Há duas categorias principais de grama: as de estação fria e as de estação quente. As gramas de estação fria normalmente são plantadas no sul do país, e incluem-se nessa categoria os tipos festuca e azevém. Por sua vez, as gramas de estação quente crescem consideravelmente em regiões do norte, tipo que se desenvolve em temperaturas quentes e condições de seca, tendo como exemplos a grama-bermudas, santo Agostinho, batatais, centípede e a grama-tapete. Plantar o tipo errado de grama para a sua região resulta no enfraquecimento do gramado ou em sua morte.

Manutenção

Pense em quanto tempo e esforço você pode gastar com seus gramados antes do plantio. Certos tipos de grama exigem pouca manutenção, somente exigindo o corte e a rega semanais — estes tipos incluem as batatais, centípede e grama-tapete. Outros tipos como a grama japonesa ou coreana, a festuca e bermuda, têm níveis de manutenção de alto a moderado, de acordo com a Clemson University Cooperative Extension. Além disso, a grama santo Agostinho deve ser mantida molhada durante as secas para evitar que se murche e perca a cor.

Solo

Conheça o tipo de solo do seu quintal, pois a maioria das gramas crescem no solo de marga, que é composto por sedimento, areia e barro. Pegue um punhado de terra no quintal e aperte-o; se ele for maleável na mão, é marga. Os solos arenosos são comuns em regiões costeiras ou próximo a massas de água. A festuca alta, a vermelha rastejante e a festuca resistente se desenvolvem bem na areia, de acordo com a Julie Dia, de Danny Lipford. O barro é um solo mais difícil de ser trabalhado do que os outros dois tipos, porque a sua drenagem não é eficiente. Incorpore matéria orgânica, como adubo, antes de plantar a grama na terra, de acordo com o Fine Gardening.

Plantio

Plante as gramas de estação quente na primavera, após o aquecimento do solo, e as de estação fria no outono. Se você plantar a grama de estação fria na primavera, irá perder as mudas e a grama durante o calor do verão. Plante o seu jardim com sementes, céspedes (tapetes de grama), ramos ou espigas. Semear é a forma mais eficiente em relação ao custo e benefício para alcançar uma grama exuberante, mas leva-se tempo até que ela se espalhe. Os tapetes de grama são caros, mas você terá um gramado em algumas horas. Já os ramos e espigas levam mais tempo para se espalhar e se transformar em uma grama densa.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível