Como escolher plug-ins para a mixagem vocal

Escrito por ehow contributor | Traduzido por lean pereira
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escolher plug-ins para a mixagem vocal
Saiba a melhor forma de mixar seus vocais (casque audio image by Bruno Bernier from Fotolia.com)

Quando você estiver no estágio da mixagem em sua produção musical, vários desafios começam a surgir. Sempre é necessário buscar abordagens diferentes, mas há diversos plug-ins que são favoritos entre diversos profissionais.

Aqui são discutidos alguns dos melhores plug-ins e suas funções para ajudar-lhe a obter o máximo de sua mixagem.

Nível de dificuldade:
Desafiante

Outras pessoas estão lendo

O que você precisa?

  • DAW
  • Plug-ins diversos

Lista completaMinimizar

Instruções

  1. 1

    Particularmente, eu começo a trazer os vocais apenas no fim das mixagens. Isso significa que confecciono toda a música à sua forma perfeita antes de adicioná-los. Não é nenhuma regra, mas uma abordagem geral.

    Eu começo escutando a faixa crua dos vocais com a música. Estarei ouvindo e notando como ela se mescla ao quadro geral e o que terei de fazer para que ambos funcionem em um contexto único.

  2. 2

    Uma vez que tenha estabelecido o que a faixa vocal necessita, eu começo a escolher o plug-in equalizador (EQ).

    Costumo sempre confiar no plug-in Digi EQ3. Ele funciona extremamente bem para equalizações subtrativas; entretanto, não tenho muita afinidade com modificações extremas. Ele tende a se tornar um pouco estridente e forçado. É nesse momento que um plug-in melhor com algoritmos complexos entra no jogo.

    Caso eu tenha que equalizar os agudos, sou um grande fã do Massenburg EQ. Ele é ótimo para pinceladas amplas, e soa extremamente claro. Este plug-in era antes disponível apenas para usuários PTHD, mas sua popularidade cresceu, tornando-o disponível também aos usuários RTAS.

    Outro grande equalizador é o UAD Plutec. Ele é excelente para usar em vocais de fundo.

  3. 3

    O próximo plug-in que uso é o UAD 1176. Ele realmente soa como um hardware. Alguns podem discordar, mas eu também possuo a unidade de hardware. Cheguei a testar a ambos e, dentro do contexto de uma mixagem, você nunca perceberia a diferença.

    Ele é ótimo para comprimir os vocais, e é tão agressivo quanto a versão hardware.

  4. 4

    Em seguida, adiciono o UAD LA2A para ajudar a domar um pouco da agressividade feita pelo 1176. O plug-in LA2A, quando usado em modo compressor, é extraordinário na suavização de bordas duras. Essa é uma cadeia bastante comum, mesmo dentro do mundo analógico, e eu mesmo a tenho adaptado ao meu método.

    Dessa forma, o que cheguei a conseguir foi adicionar algo além do necessário com o 1176 e domá-lo com o LA2A. Além disso, o tom que eles compartilham é bastante agradável.

  5. 5

    Então, sigo com a utilização de um limitador Waves L1. Ele é um plug-in simples, mas eficaz. Eu costumo usá-lo como uma medida de cautela para ter a certeza de que a faixa não ficará sobrecarregada.

    Em muitas situações, as regras precisam ser quebradas para conseguir um certo som que você imaginou. Nesse caso, o ganho pode ficar um pouco "apagado" em favor de um tom mais agradável. O L1 é excelente para esse propósito.

  6. 6

    Às vezes, quando preciso de algo mais, eu costumo usar um equalizador Digi 1-band para adicionar ou subtrair aquela última frequência que está entre uma boa mixagem de uma extraordinária.

    Ocasionalmente, costumo usar o Cranesong Phoenix. É essencialmente um plug-in que aperfeiçoa os harmônicos do vocal. Ele possui um knob simples e três opções para resultados diversos. Eu posso escolhê-lo quando sentir que a equalização dos vocais está um pouco anêmica ou mal gravada.

Dicas & Advertências

  • Há diversos criadores de plug-ins, e todos criam produtos extraordinários. Eles também oferecem demonstrações de seus produtos, permitindo a você experimentá-los antes da compra.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível