Mais
×

Como escolher um sutiã esportivo para evitar lesões nos seios durante a prática de esportes

Atualizado em 17 abril, 2017

Escolher um sutiã esportivo é tão importante quanto selecionar qualquer outra peça de equipamento esportivo. Projetado para deixar as atividades atléticas mais confortáveis, um sutiã esportivo precisa servir adequadamente para fornecer o suporte aos seios e a estabilidade necessárias e, ao mesmo tempo, ser confortável de usar. O suporte inadequado pode causar desconforto, dor e até lesões a tecidos subjacentes e ligamentos. Aqui estão os passos básicos para escolher um sutiã esportivo para prevenir lesões durante a prática de esportes.

Instruções

Um sutiã esportivo adequado ajuda a prevenir lesões (Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images)
  1. Decida para que esporte você vai usar o sutiã esportivo. Será uma atividade de alto ou baixo impacto? Quanto maior o impacto, de mais suporte e estabilidade você vai precisar num sutiã esportivo. Esportes de alto impacto colocam os seios sob maior risco de lesões.

  2. Escolha um sutiã esportivo de compressão para atividades de alto impacto. Este tipo de sutiã literalmente compacta os seios o mais próximo possível do peito. Isto minimiza os movimentos, proporcionando máximo suporte e estabilidade. Os sutiãs esportivos de compressão tendem a ser melhores para mulheres com seios pequenos a médios.

  3. Escolha um sutiã esportivo com encapsulamento se você tiver seios grandes. Este modelo levanta e separa os seios e é mais confortável, embora ainda minimize os movimentos e forneça alto nível de suporte para os seios. Também existem sutiãs esportivos com armação.

  4. Selecione um sutiã esportivo com fabricação de qualidade para obter o máximo conforto e suporte. Modelos cruzados nas costas e em estilo nadador são os que proporcionam mais apoio. Evite comprar um com alças retas, que podem escorregar e não oferecer suporte suficiente. Evite sutiãs esportivos com costuras internas, já que elas podem irritar a pele com a fricção. As taças devem ser sem costura. Se o sutiã tiver alças ou fechos, certifique-se de que eles sejam ajustáveis e não apertem ou irritem a pele.

  5. Verifique o material. Sutiãs esportivos que têm uma composição de 20% ou mais de elastano tendem a proporcionar maior suporte. Você transpira muito? Procure sutiãs esportivos com fibras antitranspirantes que movem a umidade para longe da pele, e aqueles que incluem ventilação. O algodão pode ser confortável e é fácil de limpar, mas pode esgarçar, reduzindo o fator de suporte.

Dicas

  • Sempre prove os sutiãs antes de comprá-los.
  • Pule para cima e para baixo no provador para ajudar a avaliar o suporte e a estabilidade.
  • Se você for usar seu sutiã esportivo por baixo de roupas, escolha uma cor que não apareça através delas.

Aviso

  • Considere ir a uma loja de produtos esportivos tanto para obter a melhor seleção quanto para falar com uma pessoa da equipe que tenha conhecimento do assunto, para garantir que você escolha um sutiã esportivo que forneça o máximo suporte e estabilidade.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article