Como escrever uma advertência a um funcionário não pontual?

Escrito por maggie worth | Traduzido por marcela machado
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever uma advertência a um funcionário não pontual?
As advertências por escrito podem ajudar a resolver os problemas com atrasos (sign. warning sign image by L. Shat from Fotolia.com)

Às vezes, realizar a gestão de pessoas significa emitir advertências sobre as infrações das regras, como os atrasos. Uma advertência formal por escrito pode ser suficiente para alterar o comportamento de um funcionário cujo cartão de ponto mostra um hábito de chegar atrasado ao trabalho. Se o problema continuar e você for forçado a tomar medidas disciplinares, as advertências por escrito servem como um registro que comprovam seu esforço para informar o funcionário sobre o seu comportamento insatisfatório e oferecê-lhe uma oportunidade para resolver o problema.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

Outras pessoas estão lendo

Instruções

  1. 1

    Forneça informações relevantes em sua advertência, como nome e sobrenome, cargo e departamento do funcionário e a data da notificação. Imprima a advertência em papel timbrado ou inclua o nome e endereço da empresa. Além disso, escreva seu nome completo, cargo e departamento e encaminhe a advertência diretamente ao funcionário.

  2. 2

    Explique que o funcionário está sendo notificado sobre os atrasos que constam em seu cartão de ponto. Mencione as datas específicas em que a infração ocorreu. Especifique também o horário de entrada do funcionário e cada horário listado em seu cartão de ponto que indica uma infração.

  3. 3

    Mencione o regulamento da empresa que exige que todos os funcionários estejam prontos para o trabalho em seus horários determinados. Se essas informações estiverem publicadas em um manual aos funcionários ou outro documento, enfatize esse fato e faça uma cópia do documento para anexar à advertência.

  4. 4

    Informe ao funcionário que o documento serve para ele como uma advertência por escrito. Se o funcionário já tiver recebido advertências verbais ou escritas anteriormente sobre o mesmo problema, inclua essas datas também.

  5. 5

    Detalhe o que acontecerá se os atrasos continuarem. Algumas empresas possuem um processo rígido, como uma regra de três advertências para a realização de uma ação disciplinar, enquanto outras tomam decisões com base em cada caso. Para abordar todas as possibilidades, inclua a declaração a seguir: "Os atrasos contínuos estarão sujeitos a medidas disciplinares, que incluem a rescisão da contratação".

  6. 6

    Assine o documento. Inclua a observação "cc: arquivo" ao final da página para indicar que uma cópia da advertência está sendo colocada no arquivo do funcionário como uma medida disciplinar formal. Além disso, informe ao funcionário quais outros indivíduos ou departamentos receberão uma cópia da advertência, como o departamento de recursos humanos ou o chefe do departamento ao qual o funcionário pertence. Deixe um espaço para que o funcionário assine e informe a data. Se seu subordinado se recusar a assinar o documento, declare o fato na linha de assinatura; isso indicará que o funcionário esteve presente e que está ciente sobre o conteúdo da advertência.

Dicas & Advertências

  • Cada estado possui suas próprias leis para rescisão de funcionários. Consulte um advogado ou seu departamento jurídico corporativo para garantir que sua advertência seja legal.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível