×
Loading ...

Como escrever um artigo de jornal em forma de entrevista

Atualizado em 23 março, 2017

Por mais que muitos artigos de jornal relatem detalhes de eventos, alguns deles são focados em indivíduos ilustres. Compor um artigo biográfico em forma de entrevista requer habilidades diferentes das envolvidas para escrever uma notícia padrão. Por natureza, esse tipo de matéria costuma ser mais criativo, de forma que o escritor tem mais liberdades em relação ao formato e conteúdo. Ao escrever um artigo deste tipo, foque em oferecer informações sobre o indivíduo entrevistado e, ao mesmo tempo, destacar sua importância e refletir sua personalidade.

Instruções

Dê destaque a um cidadão notório com um artigo em forma de entrevista (newspaper image by Christopher Hall from Fotolia.com)
  1. Elabore perguntas. Crie uma lista compreensível de questões antes de começar a conduzir a entrevista. Selecione perguntas que foquem em uma variedade de temas, garantindo que sua entrevista proporcione uma visão geral do indivíduo e de seus interesses e valores. Caso ache que algum tópico passa dos limites, evite tais assuntos para não insultar ou ofender o entrevistado.

    Loading...
  2. Conduza a entrevista. Avance sistematicamente com suas perguntas previamente preparadas. Caso surjam novas questões a partir das respostas fornecidas pelo entrevistado, explore-as e vá mais fundo para descobrir informações interessantes.

  3. Grave a entrevista. Se possível, faça uma gravação comum ou digital da conversa para ter um registro exato de todas as respostas. Caso não seja possível gravar, tome notas o tempo inteiro.

  4. Escreva um lide que prenda a atenção. O lide puxa o leitor para o artigo e o incita a continuar lendo para aprender mais sobre o entrevistado. Adicione uma informação curiosa e empolgante no começo da história para cativar a audiência.

  5. Faça uma introdução. Escreva um parágrafo, começando com o seu lide, que introduza o entrevistado e explique o porquê de ele ser motivo de estudo. Particularmente, explique qual sua importância para os indivíduos da comunidade, já que há uma grande chance de que eles sejam leitores da matéria.

  6. Inclua a data, o horário e o local em que aconteceu a entrevista. Coloque essas informações na introdução ou imediatamente antes de passar para a entrevista, propriamente dita. É possível simplesmente listar essas informações ou contá-las de forma anedótica, explicando em uma sentença como e quando você encontrou o indivíduo.

  7. Escolha um formato. É possível listar as perguntas, seguidas pelas respostas do entrevistado, ou condensar toda a entrevista e escrever o artigo de forma narrativa. Escolhendo a última opção, há mais liberdade quanto à estrutura do artigo, e o resultado final é mais criativo do uma simples lista de perguntas e respostas.

  8. Inclua citações exatas. Alterações mínimas em citações são um grande problema. Tenha muito cuidado ao gravar as declarações do entrevistado palavra por palavra para garantir que a conversa seja fielmente registrada.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...