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Como escrever uma carta de apresentação conforme o estilo APA (American Psychological Association)

Atualizado em 21 novembro, 2016

Se deseja submeter um manuscrito para publicação ou vai candidatar-se a um cargo no campo da psicologia, você deverá incluir uma carta de apresentação para tornar claro as intenções da sua submissão. Você deverá assegurar que a carta de apresentação submetida siga as linhas de orientação do estilo da Associação Psicológica Americana (APA).

Instruções

Quando se submete uma carta de apresentação para um ramo da psicologia, devem-se seguir as linhas orientadoras da APA (pen ballpooint image by Pali A from Fotolia.com)

    Instruções

  1. Enderece a carta de apresentação nomeando o destinatário exato. Independentemente da intenção da carta, você deve ter em mente a pessoa certa. Se necessário, pesquise a organização para confirmar que a pessoa para quem está escrevendo é a que lida com este tipo de investigações. Isto mostra que você possui um interesse real em estar envolvido na organização e que não está a enviar cartas de forma aleatória. O laboratório de escrita online Purdue diz que a sua carta de apresentação determina a primeira impressão que você deve dar a um potencial editor, empregador ou anunciante. Certifique-se de que a carta trata o assunto em questão.

  2. Use o formato de uma carta comercial, começando por escrever a data, seguida do nome e das informações de contato da pessoa a quem está escrevendo. Introduza uma saudação formal, como por exemplo, "Caro Senhor Jones", seguida de uma vírgula. A carta deve ser justificada à esquerda com 2,5 cm de margem em todos os lados do documento. Selecione um tipo de letra até 12 pontos. Os tipos de fonte pelo APA são: Times, Arial ou outros similares. Esta letra deve ter espaçamento simples, com um espaço entre cada parágrafo.

  3. Na primeira frase do corpo da carta, explique o motivo de estar escrevendo. Por exemplo, se estiver submetendo um artigo para publicação em uma revista de psicologia, você pode escrever "Anexei um documento para revisão que aborda a ligação existente entre as dietas e os distúrbios de desenvolvimento no indivíduo". Ao longo do corpo da carta, demonstre à pessoa para quem está escrevendo como a associação se beneficiará com o seu artigo.

  4. Inclua informação precisa sobre os conteúdos do pacote que você está enviando. O laboratório de escrita online Purdue sugere que se use um "formato tipo história" para descrever sua experiência acadêmica e profissional na carta de apresentação. Essas cartas são usadas para adicionar contexto aos documentos que estão sendo submetidos. Se você quer anexar um currículo, manuscrito e fotos em seu pacote, diga o que está sendo entregue e explique como eles devem ser revistos pelo destinatário.

  5. Explique o porquê de ter enviado a carta de apresentação e outro conteúdo do pacote. Conforme a 5ª edição do Manual de Publicação da APA, a carta de apresentação é uma rara exceção nas linhas orientadoras do estilo padronizado pela APA que lhe permite usar a primeira pessoa. Detalhe o modo como você gostaria que o leitor procedesse depois de rever o pacote.

  6. Termine a carta de apresentação, agradecendo ao destinatário pelo tempo e consideração usados para efetuar a revisão do seu documento. Assine o seu nome com caneta azul ou preta no fundo da página.

O que você precisa

  • Manual de estilo da APA
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