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Como escrever uma carta de despedida para clientes

Atualizado em 23 março, 2017

Não importam as circunstâncias, escrever uma carta de despedida para seus clientes mais fiéis é uma tarefa delicada. Apesar do fato de que eles não serão mais seus clientes, no mundo dos negócios é sempre prudente manter uma relação positiva com todos em sua área de atuação. Independentemente da forma como o seu relacionamento pessoal com seus clientes tenha sido, a sua carta de despedida é um documento formal e, portanto, deve ser de natureza profissional.

Instruções

Quando você decide deixar um emprego, é recomendável escrever uma carta notificando seus clientes (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
  1. Cumprimente seu cliente pelo nome com uma saudação formal (ex: "Prezada Sra. Maria"). Apesar do resto de sua carta poder ser a cópia de uma única carta, cada cliente deve receber uma carta endereçada a pessoalmente ele.

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  2. Escreva um parágrafo de introdução e explique que embora tenha gostado do tempo em que trabalhou no cargo e de ter o destinatário como cliente, você está deixando o cargo. É possível incluir as razões pelas quais está deixando o cargo, mas não é necessário.

  3. Escreva um segundo parágrafo agradecendo ao cliente pelo patrocínio e apoio. Neste ponto, você também pode descrever uma ou duas boas lembranças que possam ser compartilhadas com o cliente. Mas esta deve ser algo personalizado para cada destinatário, caso opte em fazer isso.

  4. Escreva um parágrafo de conclusão e explique o que acontecerá após seu desligamento. Por exemplo, se o cliente será transferido para outro funcionário dentro de seu departamento ou se você ajudará o cliente a encontrar um novo serviço. Agradeça ao cliente mais uma vez, em seguida, termine com uma saudação ("Sinceramente") e coloque seu nome. Depois de imprimir, assine o seu nome acima do nome digitado.

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Referências

Recursos

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