Os membros da família, amigos e conhecidos muitas vezes apresentam cartas a um juiz antes de seu ente querido ser condenado. O objetivo de tais cartas é convencer o juiz ser clemente ao sentenciar o réu, apresentando fatores atenuantes como remorso genuíno do condenado ou sua intenção de reabilitação. Cartas para juízes, que têm grande quantidade de papelada para ler, devem ser simples e sucintas, mas mostrar claramente o motivo do réu merecer clemência.
Instruções
-
Use vocabulário adequado. Os juízes estão habituados ao decoro do tribunal e embora você esteja escrevendo uma carta e não um depoimento, ele vai esperar a mesma formalidade e respeito. Assim como na linguagem de tribunal o juiz deve sempre ser chamado de "Ilustre" ou "Excelentíssimo" seguido de seu nome completo.
Use vocabulário adequado. (writing image by Teodor Ostojic from Fotolia.com) -
Explique ao juiz sua relação com o réu. Antes de considerar seu pedido, ele deve ser convencido de que você está qualificado para falar sobre a vida do réu e suas chances de reabilitação. Por exemplo, se o réu for um ex-sócio, indique o tipo de negócio que vocês conduziam e por quanto tempo. Forneça exemplos específicos dos traços do réu demonstrados durante seu relacionamento.
Explique sua relação com o réu. (glasses on the paper image by Elena Vdovina from Fotolia.com) -
Peça ao juiz para ser leniente quando proferir a sentença e explique por que o réu é digno de uma condenação reduzida. Por exemplo, se o réu demonstrou remorso por suas ações através de um pedido de desculpas ou tentou corrigir o erro, cite isso ao juiz. Da mesma forma, se o réu se aproveitou da oportunidade de educação e formação profissional para ser um membro produtivo da sociedade ou se esta é sua primeiro ofensa, o juiz deve ser informado. O foco deve ser no compromisso do réu ao remorso e reabilitação. Abstenha-se de afirmações que diminuem a gravidade do crime.
Foque nas demonstrações de remorso ou reabilitação. (man writing image by jimcox40 from Fotolia.com) -
Faça-se disponível para o juiz, se necessário. Forneça suas informações de contato completas - inclua número de telefone celular e endereço de e-mail - no caso do juiz querer falar com mais detalhes sobre sua carta.
Faça-se disponível ao juiz, se necessário. (judge 5 image by Mykola Velychko from Fotolia.com)