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Como escrever uma carta de manifestação de interesse em relação a um trabalho

Atualizado em 21 novembro, 2016

Uma carta de manifestação de interesse fará com que o empregador saiba que você gostaria de ser contratado para determinado emprego. Visto que essa carta pode causar a primeira impressão, é importante escrevê-la de forma descritiva e bem planejada. Ela vai determinar se o empregador gostaria de prosseguir e agendar uma entrevista. Escrever uma carta de manifestação de interesse pode ser uma tarefa fácil que irá garantir que você consiga a vaga desejada.

Instruções

Uma carta de interesse é a primeira impressão que um empregador tem sobre você (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Use papel de boa qualidade para escrever a carta, se você for entregá-la pessoalmente a um empregador. Papel cartão ou um papel semelhante servirá. Se pretender enviar a carta, basta usar papel comum, ofício (sulfite).

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  2. Redija sua carta, usando um editor de texto no seu computador. A fonte deve ser tradicional, como Times New Roman ou Arial, e ser de tamanho 12 ou 14 para o cabeçalho (ou as informações de contato) e 10 ou 12 para o corpo da carta. Se você usar uma fonte de tamanho 12 para o corpo, use 14 para fazer o cabeçalho.

  3. Escreva seu nome completo na primeira linha e informações de contato logo abaixo. Nesses dados devem constar o seu endereço, número de telefone e o e-mail, se você tiver um.

  4. Salte um espaço, então, escreva a data; usando o formato dia, mês e ano. Pule mais um espaço e digite o nome e as informações da pessoa que você está abordando na carta. Use Sr., Sra., Srta., Dr. ou o que for mais apropriado. Coloque o nome completo do contato, então, nas linhas abaixo, digite o tipo de trabalho almejado, o nome da empresa e seu endereço.

  5. Pressione enter para pular um espaço e começar a sua carta. Use "Caro Sr./Sra./Srta./Dr. sobrenome:." Seja profissional. Salte mais um espaço para digitar os parágrafos do corpo to texto.

  6. Escreva a introdução. O primeiro parágrafo deve dizer por que está escrevendo a carta. Inclua o motivo de sua candidatura para o cargo e onde ouviu falar sobre o trabalho.

  7. Prossiga para o segundo parágrafo, saltando um espaço. Esse e os próximos tópicos devem detalhar suas qualificações para o trabalho no qual você está interessado. Isso vai lhe ajudar a listar todas as habilidades e realizações que poderiam beneficiar a empresa.

  8. Salte outro espaço e escreva o último parágrafo. Ele deve indicar que você está interessado em uma entrevista e agradece ao destinatário pelo tempo que ele tirou para ler a sua carta. É importante reiterar a melhor maneira de lhe contactar.

  9. Encerre sua carta com "Respeitosamente", salte alguns espaços e escreva seu nome completo. Depois de salvar e imprimir a carta, assine entre o fecho "Respeitosamente" e seu nome digitado.

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Dicas

  • Alinhamento à esquerda é melhor para esse tipo de carta.

Aviso

  • Não use papel ou tinta colorida. Prefira papel branco ou de cores claras e apenas tinta preta.

Referências

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