Como escrever uma carta solicitando reembolso

Escrito por craig woodman | Traduzido por andressa v. da nobrega
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De vez em quando, pagamos antecipadamente por algum serviço, seja para conseguir um preço melhor ou porque este é um dos termos de uma oferta para agendar com antecedência. Algumas vezes, entretanto, alguns problemas vêm à tona e o serviço não é realizado como você planejou. Neste caso, pode ser necessário escrever uma carta ao prestador ou empresa pedindo pelo seu dinheiro de volta. Escrever uma carta neste tipo de situação desconfortável requer tato e talento.

Nível de dificuldade:
Moderado

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Instruções

    Passo a passo

  1. 1

    Escreva sua carta em papel impresso. O email é um meio popular e rápido para se comunicar com pessoas e empresas, mas pode não atender a exigências legais como uma carta. Cartas de papel enviadas pelos correios tendem a ser mais eficazes em comunicar exatamente o que pode ter dado errado e o que você está buscando para remediar a situação.

  2. 2

    Escreva sua carta em um formato profissional, na qual todos os parágrafos são justificados para a esquerda, ou em que cada linha aparece de maneira igual no lado esquerdo da página. Comece no topo com a data e, sob ela, escreva o seu nome e endereço. Dê duas linhas de espaço e escreva o endereço da pessoa para quem você está enviando a carta. Dê mais duas linhas de espaço e escreva uma saudação. Use o nome da pessoa e evite expressões como "Prezado Sr." ou "A quem interessar possa".

  3. 3

    Escreva de maneira clara e usando linguagem profissional. Use termos objetivos, que sejam fáceis de entender e faça um pedido direto por um reembolso, explicando a razão. Inclua qualquer informação pertinente, tal como a data em que o trabalho deveria ter começado ou terminado. Inclua também quaisquer esforços que você tenha feito para contactar a pessoa a fim de que o trabalho fosse realizado. Faça com que a carta seja amigável e profissional e evite linguagem áspera ou jargões profissionais.

  4. 4

    Diga exatamente o que você quer na carta. Essa é uma iniciativa que exige uma ação direta; se você quer um reembolso de R$ 400,00, deixe isso claro. Inclua a data em que você vai entrar em contato com a empresa se não tiver um retorno. Dê todas as suas informações de contato e diga qual o método pelo qual você prefere ser contactado. Releia sua carta cuidadosamente, passando o corretor ortográfico caso você esteja usando um computador. Defina uma data em que você espera um retorno e explique que você entrará em contato por telefone se não houver uma resposta.

Dicas & Advertências

  • Envie pelos correios qualquer carta requerendo algo que possa resultar em uma ação legal mais tarde. Faça isso enviando sempre como carta registrada, com a opção de obter uma confirmação de recebimento. Mantenha uma cópia da carta com o recibo de envio como prova da correspondência.
  • Não mencione uma ação legal nem faça ameaças vazias em sua carta. Em várias empresas, a menção a um advogado coloca a carta em uma categoria completamente diferente. Uma empresa que estava disposta a emitir um reembolso pode enviar a carta a seu departamento jurídico se você mencionar uma ação legal, que pode retardar ou parar o processo de obtenção do seu dinheiro de volta.

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