×
Loading ...

Como escrever uma proposta para uma exposição de arte

Atualizado em 24 março, 2017

Exposições de arte -- especialmente as inaugurações -- são eventos culturais emocionantes e oportunidades para artistas divulgarem seu trabalho. Uma proposta comum de exposições de arte requer uma folha de rosto, um currículo, uma declaração de artista, uma proposta de exposição e uma lista de imagens do seu trabalho. "Existem mais artistas do que galerias, então é importante ter uma ótima proposta para exposição se você quiser causar uma boa impressão. As galerias ganham seu dinheiro por comissão, portanto, elas querem agendar as melhores exposições que puderem", afirma Pamela Blondel, uma ex-proprietária de galeria de arte.

Instruções

Prepare a sua proposta de exposição com o mesmo cuidado que você faz sua arte (Bloody Tree image by Kathy Lippard Cobb from Fotolia.com)
  1. Encontre uma galeria que tenha especialidade no tipo de arte e estilo que você propõe para sua exposição. Um local que é conhecido por pinturas tradicionais provavelmente não se interessará na sua exposição de joias feitas com miçangas de vidro.

    Loading...
  2. Siga as especificações da galeria na carta. Algumas até mesmo dirão como elas querem a sua exposição feita. A falha em seguir esses exatos procedimentos farão com que sua proposta nem seja considerada.

  3. Faça um rascunho da sua proposta de exposição. Use verbos ativos como "compor", "conceitualizar" e "formular" para descrever o seu trabalho. Deixe seu rascunho de lado por 24 horas e depois analise-o com a cabeça fresca.

  4. Peça a um amigo com habilidades em correção -- um com experiência em escrita de propostas para exposições seria perfeito -- para revisar sua proposta e fazer sugestões. Forneça ao seu corretor as especificações da galeria para que ele possa verificar as exigências.

  5. Imprima sua proposta de exposição em papel de boa qualidade. Convenhamos, galerias são locais "esnobes" e eles se preocupam com imagem. Você não quer denegrir sua proposta com o papel errado, portanto, faça com boa qualidade.

  6. Entregue sua proposta em mãos e veja se você consegue conversar com o dono. Contato pessoal, especialmente em galerias pequenas, o ajudará a entrar em uma delas.

Loading...

Dicas

  • Em vez de começar com o Metropolitan Museum of Art (em Nova York), crie o seu portfólio pensando em galerias especialistas em artistas emergentes. Verifique as opções locais e galerias de cidades pequenas. Considere também restaurantes que ofereçam espaço para exposições.

Referências

Loading ...
Loading ...