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Como escrever um relatório de justificativas

Atualizado em 22 novembro, 2017

Os relatórios de justificativas são escritos para defender mudanças de normas ou procedimentos. Muitas vezes são escritos sem qualquer pedido do leitor. O relatório centra-se em responder a pergunta "por que deveríamos?" Eles fazem isto fornecendo provas e argumentos convincentes a favor das mudanças que o relatório propõe.

Instruções

Escrever um relatório de justificativa convincente não é fácil (fleissig image by Yvonne Bogdanski from Fotolia.com)

    Como escrever um relatório de justificativas

  1. Use um cabeçalho básico (Para / De / Data / Assunto) e preencha-o corretamente. Deixe claro quem deve ler o relatório, quem o escreveu, e sobre o que ele é.

  2. Escreva um parágrafo de abertura que descreva o problema ou o objetivo do seu relatório. Explique em poucas palavras quais as suas recomendações e os benefícios que trarão.

  3. Escreva uma introdução para seu relatório que explique o significado e o propósito do seu relatório com mais detalhes. Insira informações relevantes que ajudarão o leitor a entender os motivos e as razões por trás de suas recomendações.

  4. Use o corpo principal do seu relatório para explicar como você sugere implementar suas recomendações. Forneça detalhes específicos sobre os novos procedimentos ou soluções. Explique quem estará envolvido, o que farão, o que custará e quanto tempo demorará para ser implementado. Indique a pesquisa ou os métodos que você seguiu para chegar às suas conclusões. Inclua as desvantagens e os problemas que os novos procedimentos possam criar. Seja preciso, organize o seu material logicamente e, seja honesto, pois isso vai acrescentar força aos seus argumentos.

  5. Termine o seu relatório de justificativas com um breve resumo de suas conclusões e recomendações. Não introduza novas informações nesta parte; em vez disso, reveja os principais argumentos que apoiam suas recomendações. Escreva um breve parágrafo de conclusão para o seu relatório.

Dicas

  • Destaque as vantagens de suas recomendações, e explique como elas superam quaisquer inconvenientes.
  • Mantenha sua escrita positiva. Evite palavras como "talvez", "acho" e "possivelmente".
  • Proporcione equilíbrio para o seu relatório discutindo soluções alternativas. Depois, coloque que a recomendação que você defende é mais promissora.
  • Seja claro sobre quais passos você acha que devem ser tomados em suas recomendações. Evite generalidades; seja específico. Apresente cada recomendação na voz ativa, para dar força às suas sugestões.
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