Como escrever um resumo de Romeu e Julieta

Escrito por shawndra russell | Traduzido por thaís silva
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como escrever um resumo de Romeu e Julieta
Enfrentar fazer um resumo de "Romeu e Julieta" fica mais fácil com alguns destes passos (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Para escrever um resumo sobre qualquer assunto é preciso que o escritor leia muitas informações sobre o texto . Nesse caso, o escritor deve ter lido completamente a peça clássica shakespeariana "Romeu e Julieta" para que ele possa fazer um resumo preciso e criar um bom parágrafo de sumário. Além disso, essa leitura geral vai ajudar ao escritor do resumo a criar uma lista de palavras-chave que apontam as principais características da peça.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Como fazer?

  1. 1

    Determine se você precisa escrever um resumo descritivo ou informativo. Um sumário descritivo resumiria "Romeu e Julieta" em afirmações breves e fortes sobre a prominência que a peça possui no cânone literário, já que lida com temas como amor, traição e família. Um sumário informativo também resumiria a peça; no entanto, ele entraria em detalhes, destacando os principais pontos de "Romeu e Julieta" e explicando o resultado da ação principal, a qual lida com a ideia de que o amor supera tudo.

    Como escrever um resumo de Romeu e Julieta
    Sumários resumem obras de literatura e podem ser descritivos ou informativos (Comstock/Comstock/Getty Images)
  2. 2

    Leia todo o texto "Romeu e Julieta". Tomar notas durante a leitura pode ajudar no entendimento da peça. Porque essa peça é sobre a relação entre Romeu e Julieta, foque suas anotações de modo a mapear o desenvolvimento de sua relação, foque também em como essa relação afeta suas famílias e todos os outros personagens. Se aparecerem questões, não deixe de anotá-las e pesquisar as respostas. Compreender a peça é crucial para resumi-la de forma precisa e para construir um resumo conciso com suas palavras-chave.

    Como escrever um resumo de Romeu e Julieta
    Evite correr na leitura de peças shakespearianas para assim criar um resumo melhor (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
  3. 3

    Escreva o resumo em suas palavras o mais rápido possível depois que tiver lido a peça. Esse resumo deve evitar os clichês e deve ser direto, preciso. Foque nos principais eventos, temas e lições que ela oferece. Não crie uma crítica para a peça. Ao invés disso, foque em resumir a peça com originalidade em menos de 250 palavras. Faça com que o resumo permaneça no desenvolvimento da relação entre Romeu e Julieta, incluindo como eles se reconhecem, quando eles se apaixonam, quando eles fazem planos para evitar a guerra entre as duas famílias e em seu final trágico.

    Como escrever um resumo de Romeu e Julieta
    Escreva um resumo da peça em suas palavras o mais rápido possível após a leitura (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  4. 4

    Embaixo do resumo, escreva "Palavras-chave" em itálico e em seguida faça uma coluna. Pense nessas palavras-chave como termos que ajudariam alguém a encontrar o resumo que você postou na internet. Essas palavras devem incluir Romeu, Julieta, amor, Shakespeare, Capuleto e Montague, entre outros.

    Como escrever um resumo de Romeu e Julieta
    Use palavras relevantes que ajudariam alguém a pesquisar facilmente um resumo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  5. 5

    Formate o resumo. Coloque a palavra "Resumo" em cima do texto, centrado. Adicione uma cabeça que inclua o título do trabalho do qual o seu resumo fará parte ou crie um título para o resumo. As palavras-chave devem ficar abaixo do parágrafo do resumo, mas não devem ser uma continuação dele.

    Como escrever um resumo de Romeu e Julieta
    Formate o resumo corretamente para ganhar o máximo de pontos (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  6. 6

    Reveja todo o resumo lendo-o sentença por sentença, começando com a última sentença e subindo para assegurar que não haja erros ignorados. Cada sentença deve discutir os principais temas e os momentos importantes do roteiro da peça "Romeu e Julieta".

    Como escrever um resumo de Romeu e Julieta
    Reveja todo o resumo para evitar descuidos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Dicas & Advertências

  • Para o primeiro rascunho do resumo, apenas escreva as ideias no papel. Durante a revisão, qualquer palavra faltando, frase estranha e outros erros podem ser corrigidos. Não tente criar um resumo perfeito logo de início. Escrever é um processo.
  • Não faça uma crítica de "Romeu e Julieta", já que esse seria um trabalho para um livro, não para um resumo e/ou trabalho de pesquisa. Nunca faça uso do plágio de outros resumos e outros sumários.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível