Espaçamento adequado para cartas comerciais

Escrito por miranda brookins | Traduzido por gabriela drumond
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Espaçamento adequado para cartas comerciais
Espaçamento adequado para cartas comerciais (Pixland/Pixland/Getty Images)

As cartas comerciais são uma forma de comunicação escrita usada por profissionais de empresas e indivíduos para expressar preocupações, agradecer ou fazer anúncios. Eles são geralmente em formato de bloco, de modo que o texto aparece justificado à esquerda, com um espaço entre cada linha para separar as seções da carta e os parágrafos da mesma. As cartas comerciais têm um formato típico, que inclui seis seções principais. Criar uma carta de negócios formatada corretamente significa prestar especial atenção ao espaçamento em cada seção.

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Data

No topo da sua carta de negócios, inclua a data em que a carta foi escrita. A data deve ser escrita com o dia do mês, com um ou dois dígitos, seguido do mês por extenso, uma vírgula e o ano, com quatro dígitos. Após a data, inclui-se um espaço de linha única.

Endereço do remetente

Inclua seu endereço, cidade, estado e CEP. Este passo é opcional, mas os destinatários podem achar útil ter seu endereço de correspondência, caso necessitem responder à sua carta. Se você estiver imprimindo sua carta usando papel timbrado, pode omitir esta seção, já que o seu timbre provavelmente inclui suas informações de correspondência.

Endereço do destinatário

O endereço completo do destinatário, incluindo seu nome e título, cidade, estado e CEP, vão diretamente abaixo do endereço do remetente. Deixe um espaço de uma linha entre as duas seções. Se você não tiver o nome do seu destinatário, inclua o nome da empresa ou organização para a qual você estiver escrevendo.

Saudação

Inclua um espaço com uma única linha após o endereço do destinatário e prepare sua saudação. Use a etiqueta empresarial adequada e inclua o título apropriado do destinatário e o nome, se você os souber. Se você estiver enviando uma carta para uma empresa, mas não sober especificamente quem deve recebê-la, é apropriado escrever "Caro senhor ou senhora." Coloque um espaço com uma única linha após a saudação e prepare-se para começar o corpo de sua carta comercial.

Corpo

O corpo de uma carta comercial deve incluir uma introdução geral e continuar com o conteúdo da carta. O número de parágrafos pode variar, dependendo da profundidade do assunto. Inclua um espaço com uma única linha entre cada parágrafo. Não coloque travessão nos parágrafos, se você estiver seguindo um formato de bloco padrão. No final do seu último parágrafo, inclua um espaço com uma única linha e escreva a seção final de sua carta.

Encerramento

As cartas comerciais geralmente terminam com "Atenciosamente" ou "Obrigado", seguido por quatro espaços de linha única. Após os quatro espaços, digite seu nome e título. Use o espaço acima do seu nome e título para colocar sua assinatura. Assine a carta com tinta azul ou preta.

Considerações especiais

Se um executivo pedir que seu assistente digite uma carta em seu nome, ele deve incluir um único espaço após a linha de assinatura e, em seguida, o digitador deve incluir suas iniciais.

Se você planejar anexar outros documentos a sua carta de negócios, deixe o leitor consciente disto, digitando "Anexos" na parte inferior de sua carta, após o encerramento.

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