Especificações de torque das porcas das rodas de um Kia Sorento

Escrito por teri olcott | Traduzido por thiago andre scarani
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Especificações de torque das porcas das rodas de um Kia Sorento
Você deve usar um torquímetro para apertar as porcas das rodas de seu Sorento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O Sorento é um utilitário esportivo médio fabricado pela Kia, que é uma fabricante coreana de automóveis. Sua primeira geração foi lançada em 2002, e a segunda geração, que foi totalmente redesenhada, começou a ser produzida em 2009. Ao trocar o pneu de um Sorento, é importante usar o torque apropriado nas porcas das rodas, de acordo com as especificações do fabricante. Se as porcas ficarem frouxas demais, elas podem soltar com o carro em movimento, e se forem apertadas demais, podem danificar as rodas e os discos de freio. Por outro lado, se elas forem apertadas com força desigual, a roda pode balançar ou pode danificar a roda, o pneu ou o cubo da roda.

Outras pessoas estão lendo

Definição de Torque

O torque é a medida da força necessária para girar um objeto, como um parafuso ou o volante do motor. O torque é medido em libra-força pé, libra-força polegada ou em uma métrica equivalente ao Newton-metro. Para entender melhor o que essa unidade significa, se você tem uma chave inglesa de um metro de comprimento e aplicar uma força perpendicular a ela de 120 Newton, você tem um torque de 120 Newton-metro. Nos automóveis, ao se falar de torque, normalmente se fala do torque do motor, que é a força que faz o veículo sair do repouso e ajuda ele a subir morros íngremes.

Torquímetros

Quando se precisa usar um torque específico para apertar um parafuso, usa-se um torquímetro. Existem três tipos principais de torquímetros: de vareta, de estalo e de indicador. Os torquímetros de vareta possuem duas varetas presas ao soquete, sendo que uma é responsável por fazer a alavanca, e a outra indica o torque que está sendo produzido em uma escala localizada na alavanca. Os torquímetros de estalo usam um indicador na alavanca onde você deve escolher o torque desejado. Ao alcançar esse torque escolhido, a catraca da chave começa a se mover livremente, e uma mola faz com que a chave estale. Os torquímetros de indicador possuem um mostrador analógico ou digital na alavanca, que indica o torque conforme ela é girada. É o tipo mais preciso e mais caro de torquímetro. Você pode encontrar torquímetros em lojas de auto-peças ou de ferramentas.

Especificações de torque da porca da roda do Kia Sorento

O torque das porcas de roda de todos os Kia Sorento é de 115 Newton-metro. A especificação de torque pode ser encontrada na seção de manutenção do seu manual de proprietário ou em qualquer oficina especializada. Você deve sempre apertar e soltar as porcas seguindo um padrão de estrela ao trocar a roda, e não pelo sentido da roda. Aperte uma porca com a mão, pule a próxima, aperte a terceira, e então a quinta, a segunda e finalmente a quarta. Depois, aplique o torque final no mesmo padrão: primeira, terceira, quinta, segunda, quarta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível