×
Loading ...

Espessura padrão de um azulejo cerâmico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os azulejos cerâmicos são usados para cobrir muitas superfícies, tanto em ambientes internos como externos, em paredes, pisos, bancadas e passagens. Há vários modelos e tamanhos, de diferentes espessuras. Ao escolher o azulejo desejado com base em tamanho e espessura, você ajuda a garantir que o resultado final será adequado e duradouro.

O azulejo cerâmico mais espesso fica melhor em pisos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Espessura

Os azulejos cerâmicos possuem espessura padrão entre 1,6 e 19 mm. Quanto mais espesso, mais durável ele é, e menos sujeito a rachaduras e quebras. Por isso, os modelos mais finos, como os de 1,6 mm, são melhor usados em paredes, e os mais grossos ficam melhor em pisos e bancadas.

Loading...

Tamanho

Há muitos tamanhos de azulejos, de 5 a 60 cm. Os modelos menores, de 5 x 5 cm, são chamados de azulejos para mosaicos, e são usados para fazer padrões e detalhes decorativos. Os maiores, como os de 60 x 60 cm, são usados para cobrir rapidamente grandes cômodos. O tamanho mais comum, 30 x 30 cm, é apropriado para cômodos pequenos e médios, pois ele não se destaca em áreas maiores, segundo um artigo do site da Associação Mundial de Pisos escrito por Annette M. Callari chamado "Vivendo bem com azulejos de grandes formatos".

Peso

O peso de um azulejo cerâmico é determinado por seu tamanho e densidade. Os azulejos mais leves são mais adequados para paredes e bancadas, pois a argamassa os prende melhor. Os mais pesados aguentam bem o peso dos móveis e das pessoas, então são ideais para cobrir pisos em áreas de muita movimentação, como salões de entrada.

Escolhendo azulejos cerâmicos

De acordo como site HomeTime.com, o azulejo cerâmico mais vendido é o modelo para parede, de 6 mm. Porém, os modelos maiores, de 30 e 45 cm estão ficando mais populares, devido à sua facilidade de instalação. Os azulejos maiores que 45 cm precisam de uma superfície perfeitamente nivelada e igual para serem instalados, dificultando sua instalação por amadores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...