Espessuras e usos dos trajes para natação e esportes aquáticos

Escrito por nicole schmoll | Traduzido por luana ribeiro
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Espessuras e usos dos trajes para natação e esportes aquáticos
Os trajes aquáticos possuem diversos estilos e cores (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

As pessoas que visitam o sul da Califórnia em Dezembro podem se chocar pelo fato de que mesmo estando a uma temperatura de 26°C, eles não podem pular no mar esperando que a água esteja quente. Quando a temperatura cai abaixo dos 21°C, a sensação térmica da água é bem gelada quando não se utiliza um traje específico para nadar. Ele permite que as pessoas possam nadar, surfar, mergulhar e praticar outros esportes aquáticos ao longo de todo o ano. Conhecer alguns fatos básicos sobre sua espessura e utilizações vai lhe ajudar a comprar o traje correto para sua atividade aquática.

Outras pessoas estão lendo

Tipos de trajes aquáticos

Os trajes aquáticos possuem três estilos básicos: curto, estilo verão (traje com mangas e pernas curtas) e traje completo. Todos eles, independentemente da marca, são feitos de neoprene, que é um material de borracha sintética elástico que funciona bem mantendo as pessoas aquecidas na água gelada. Um traje curto é uma camiseta de neoprene que cobre apenas a área do torso até o pescoço, e dos braços no ombro até o cotovelo; pense nele exatamente como uma camiseta de neoprene. O traje estilo verão é longo e cobre até os joelhos. Eles também possuem mangas longas. O traje completo cobre a pessoa do pescoço aos pulsos e tornozelos, expondo apenas a cabeça, mãos e pés para a água fria.

Espessuras e usos dos trajes para natação e esportes aquáticos
Os surfistas escolhem seus trajes aquáticos com base na temperatura da água (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Mecânica dos trajes aquáticos

Todos os trajes aquáticos funcionam ao permitir que uma camada muito fina de água entre na roupa para que ela possa ser aquecida pelo corpo e a pessoa possa se manter quente. No primeiro momento em que entrar na água, você sentirá frio, mesmo vestindo o traje. Apesar disso, seu corpo vai aquecer rapidamente a fina camada de água e você também se manterá aquecido. Quanto melhor for a vestimenta do traje, mais quente você irá se manter.

Espessuras e usos dos trajes para natação e esportes aquáticos
Os trajes aquáticos são fabricados tanto para crianças como para adultos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Espessura dos trajes aquáticos

O segundo fator que o traje aquático utiliza, além do design básico, para manter seu corpo aquecido é a espessura. A espessura do traje é determinada pela espessura do material de neoprene que ele é feito. Essa dimensão é identificada com dois números que indicam a espessura em milímetros em diferentes partes do tarje. Um traje de 3/2 mm, por exemplo, significa que a roupa possui 3 mm de espessura na parte do corpo e 2 mm de espessura nos braços e pernas. Quanto maior o número, mais espesso será o traje. Embora os trajes mais espessos consigam manter seu corpo mais aquecido, eles também limitam seus movimentos. Uma peça de 3/2 mm é adequada para surfar no verão e outono, para nadar e praticar windsurfing, já que você vai precisar de muita mobilidade. Um traje aquático de 4/3 mm ou 5/3 mm é adequado para realizar essas atividades no inverno. O de 6/5/4 mm é bem grosso e desajeitado, mas é bom para pessoas que vão entrar em águas glaciais como do Alasca ou Noruega.

Espessuras e usos dos trajes para natação e esportes aquáticos
Mergulhadores geralmente precisam de trajes mais espessos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Utilizações dos trajes aquáticos

Os trajes podem ser utilizados para surfar, mergulhar, para kite surfing, wind surfing, canoagem e outros esportes aquáticos tais como esqui aquático e wakeboarding. O tipo do traje que você precisa depende de qual atividade você quer praticar e o local onde você planeja isso. Se você quiser mergulhar em água gelada com uma temperatura entre 8,8 e 12,8 °C, você precisará de um traje completo de 7/5 mm. Se quiser surfar, praticar wakeboard ou canoagem na mesma temperatura de água, precisará de um traje completo de 4/3 mm. De modo geral, você não precisará de um traje quando a água estiver mais quente que 26°C, pode usar um estilo verão quando a água estiver entre 18 e 26 °C e precisará de um traje completo para qualquer temperatura abaixo de 18 °C.

Espessuras e usos dos trajes para natação e esportes aquáticos
A canoagem é uma das diversas práticas onde se pode utilizar os trajes aquáticos (Thomas Northcut/Lifesize/Getty Images)

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível