Estágios do desenvolvimento fetal durante a gestação

Escrito por diane todd | Traduzido por caroline zemuner
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estágios do desenvolvimento fetal durante a gestação
A cada semana de gestação o bebê ganha peso, cresce em comprimento e desenvolve novas características (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Outras pessoas estão lendo

O primeiro trimestre da gestação

Desde o momento da concepção, o feto humano começa a crescer e mudar em um ritmo acelerado. Durante o primeiro trimestre, ou as primeiras 12 semanas da gravidez, o embrião se transforma de um óvulo e um espermatozoide para um feto de 14 gramas, 6,6 a 7,6 cm de comprimento com uma cabeça, um tronco, braços, pernas e até mesmo unhas nos dedos.

Como o ciclo de 40 semanas da gestação começa no primeiro dia da última menstruação e não na concepção, é mais ou menos próximo à terceira semana que o espermatozoide e o óvulo se unem e o óvulo fertilizado torna-se um zigoto. O zigoto viaja pela trompa de Falópio até o útero. Ali ele se implanta na parede uterina.

Na quinta semana, o zigoto já se transformou em um blastocisto e depois em um embrião, começando a desenvolver a espinha dorsal e o cérebro. Na sexta semana o embrião tem aproximadamente 3 mm de comprimento. O coração está bombeando e as características do rosto começam a se formar. Na sétima semana, os pequenos braços já formaram o começo das mãos.

A nona semana é quando os ossos são formados e o bebê já possui dedos. Na décima o pescoço é formado e as pálpebras começam a se fechar. Na semana 11, os genitais são formados e o bebê é oficialmente um feto, e na semana 12 o primeiro trimestre é completado e a criança tem aproximadamente 7,5 cm de comprimento.

O segundo trimestre da gestação

O segundo trimestre da gestação começa na semana 13. Nesse momento, o bebê começa a produzir urina. A semana 14 é quando se aproxima o momento em que o sexo da criança é detectável. Nas duas semanas seguintes, o bebê poderá começar a ter expressões faciais.

Depois de 16 semanas ele pesa em torno de 113 gramas. Durante a semana 17 o bebê começa a produzir gordura. Logo, as orelhinhas formadas no primeiro trimestre começam a se soltar da cabeça. Quando chega a semana 19, o feto começa a ser capaz de lhe escutar.

Na semana 20, o bebê já se desenvolveu pela metade. Muitas mães de primeira viagem começam a senti-lo movendo nesse período. Quando chega a semana 21 a criança pode pesar aproximadamente 312 gramas.

Depois de 22 semanas, o feto tem pequenas sobrancelhas e às 23 semanas sua língua está formando papilas gustativas. No final do segundo trimestre (ou 27 semanas), começa a crescer cabelo e o bebê tem em torno de 20 cm de comprimento.

O terceiro trimestre da gestação

O terceiro trimestre é bastante emocionante. O bebê cresce e move-se um pouco. Se ele tivesse que nascer nesse momento, teria 90% de chances de sobrevivência fora do útero.

Na semana 29, os ossos são totalmente formados e o cálcio que ele começa a armazenar torna-o mais forte a cada dia. Nas próximas semanas a criança continuará a crescer e ganhar peso. Na semana 30, ela começa a tentar respirar, embora seus pulmões não tenham terminado de se desenvolver. Ela pode medir até 28 cm de comprimento.

Ao completar 33 semanas, os olhos do bebê podem reagir à luz. Na semana 36, ele começa a crescer ainda mais rápido e ganhar mais 746 gramas nas quatro semanas seguintes. Como há menos espaço no útero para uma criança grande, ela pode começar a se mover um pouco menos.

Completando 37 semanas, o bebê é considerado de termo. Seus pulmões estão totalmente formados e ele está praticamente pronto para o mundo afora. Nas últimas duas semanas do desenvolvimento fetal, a criança cresce e pode chegar a 3,4 Kg, embora o peso de nascimento possa variar de bebê para bebê.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível