Mais
×

Como estaquear seus tomates de forma efetiva

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Quando os tomates são deixados para crescerem sem um suporte, eles se espalham conforme frutificam, pois as vinhas não conseguem suportar o peso dos frutos. Os tomateiros precisam ser apoiados e a melhor maneira de fazer isso é utilizar uma estaca de madeira, bambu ou plástico.

Instruções

Estaqueie tomateiros para mantê-los longe do chão (David Oldfield/Digital Vision/Getty Images)
  1. Se escolher estacas de madeira, escolha algumas que meçam pelo menos 5 por 5 cm e possuam aproximadamente 2,5 m de comprimento. Você precisará inserir de 45 a 60 cm da estaca no chão para dar a estabilidade necessária à planta.

  2. Plante as mudas em uma cama preparada. Ponha uma estaca ao lado de cada muda, tomando cuidado para não danificar o torrão da planta.

  3. À medida que crescem, amarre levemente as mudas na estaca com o barbante. Esse método funciona bem em qualquer tamanho de jardim, especialmente em jardins de vasos.

  4. Como alternativa, coloque uma gaiola de tomate sobre cada muda. Esse método é tão fácil e simples quanto parece; as gaiolas de tomate raramente dão às plantas o apoio necessário em sua maturidade.

  5. Outro método que está ganhando popularidade é chamado de amarrar tomates ou estaquear com treliça. Nesse método, você faz com que os tomateiros subam em uma corda que está suspensa presa a uma barra ou treliça.

  6. Mantenha a corda firme durante o período de crescimento para apoiar as plantas conforme o tomate se desenvolve. Esse método será particularmente eficaz se tiver um pequeno jardim com uma quantidade limitada de espaço.

O que você precisa

  • Estacas
  • Gaiolas de tomate
  • Barbante
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article