×
Loading ...

Como saber se o esticador da correia dentada está ruim?

Atualizado em 23 março, 2017

O esticador da correia dentada é parte do motor de combustão interna de um veículo e é responsável por manter a correia dentada movendo-se em um ritmo constante. As engrenagens e o sistema de correntes que conectam-se à correia dentada e ao virabrequim ou ao comando de válvulas não funcionarão corretamente se o esticador não estiver funcionando corretamente, quebrado ou empenado. Já que a correia dentada e o esticador são difíceis de inspecionar sem ter que removê-los completamente, você precisará ouvir a ruídos específicos para determinar se existe algum problema com a peça.

Instruções

Ouvir os ruídos que vêm do esticador pode ajudá-lo a prever problemas e visitas ao mecânico (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

    Passo 1

  1. Ouça por um ruído de chocalho. Um chacoalhar ao dar a partida ou acelerar, pode indicar que existe muita pressão na polia do esticador ou que ela está quebrada.

    Loading...
  2. Ouça por rápidas variações no giro do motor ao acelerar em baixa velocidade. Se o esticador não estiver funcionando corretamente, o carro encontrará dificuldade para desenvolver velocidade.

  3. Procure por vazamentos de óleo. Se notar sinais de vazamento no motor ao redor do virabrequim ou do comando de válvulas, o esticador poderá estar quebrado e vazando óleo no motor.

  4. Procure por um zumbido. Chiados intermitentes podem indicar rolamentos desgastados ou quebrados.

  5. Procure por rangidos ou arranhados na mudança de marchas. Um esticador que está com muita pressão começará a arranhar ou a ranger ao trocar a marcha; isso pode indicar que o esticador está gasto e precisa ser substituído.

Loading...

Dicas

  • Rolamentos do esticador são selados, logo não há como limpar ou inspecionar os rolamentos uma vez instalados. A maioria dos mecânicos substituirá essa peça quando estiverem trocando a correia dentada.

Aviso

  • Se o rolamento do esticador estiver gasto e começar a vazar óleo, ele se deteriorará bem rápido.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...