Como saber se o esticador da correia dentada está ruim?

Escrito por sabah karimi | Traduzido por eduardo gama
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Como saber se o esticador da correia dentada está ruim?
Ouvir os ruídos que vêm do esticador pode ajudá-lo a prever problemas e visitas ao mecânico (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

O esticador da correia dentada é parte do motor de combustão interna de um veículo e é responsável por manter a correia dentada movendo-se em um ritmo constante. As engrenagens e o sistema de correntes que conectam-se à correia dentada e ao virabrequim ou ao comando de válvulas não funcionarão corretamente se o esticador não estiver funcionando corretamente, quebrado ou empenado. Já que a correia dentada e o esticador são difíceis de inspecionar sem ter que removê-los completamente, você precisará ouvir a ruídos específicos para determinar se existe algum problema com a peça.

Nível de dificuldade:
Moderadamente fácil

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Instruções

    Passo 1

  1. 1

    Ouça por um ruído de chocalho. Um chacoalhar ao dar a partida ou acelerar, pode indicar que existe muita pressão na polia do esticador ou que ela está quebrada.

  2. 2

    Ouça por rápidas variações no giro do motor ao acelerar em baixa velocidade. Se o esticador não estiver funcionando corretamente, o carro encontrará dificuldade para desenvolver velocidade.

  3. 3

    Procure por vazamentos de óleo. Se notar sinais de vazamento no motor ao redor do virabrequim ou do comando de válvulas, o esticador poderá estar quebrado e vazando óleo no motor.

  4. 4

    Procure por um zumbido. Chiados intermitentes podem indicar rolamentos desgastados ou quebrados.

  5. 5

    Procure por rangidos ou arranhados na mudança de marchas. Um esticador que está com muita pressão começará a arranhar ou a ranger ao trocar a marcha; isso pode indicar que o esticador está gasto e precisa ser substituído.

Dicas & Advertências

  • Rolamentos do esticador são selados, logo não há como limpar ou inspecionar os rolamentos uma vez instalados. A maioria dos mecânicos substituirá essa peça quando estiverem trocando a correia dentada.
  • Se o rolamento do esticador estiver gasto e começar a vazar óleo, ele se deteriorará bem rápido.

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