Estilos de cabelo hip-hop dos anos 1990

Escrito por sam williams | Traduzido por marcos gomes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Estilos de cabelo hip-hop dos anos 1990
O cabelo e a roupa são símbolos da cultura hip-hop (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

O hip-hop nos anos 1990 foi sinônimo da cultura jovem negra. O cabelo era uma importante parte desta cultura e ele sempre foi um símbolo afirmativo para a pessoa que o estivesse usando ou para a atmosfera social da época. Atletas negros que protestaram durante os Jogos Olímpicos nos anos 1970 orgulhosamente usavam vistosos penteados afro. Os rastafarianos usavam dreadlocks como parte da simbologia religiosa. Nesta década, o cabelo foi a representação de um crescimento e amadurecimento da cultura hip-hop. Dos cortes high-top fade (cabelo cortado rente na base, mas alto no topo) às longas tranças, o cabelo ajudou a marcar uma geração.

Outras pessoas estão lendo

Corte high-top fade

O corte high-top fade tornou-se um dos mais significantes símbolos do hip-hop. Os cabelos laterais e da parte traseira da cabeça eram cortados na máquina zero ou muito baixos. No topo o cabelo ficava grande e com um formato quadriculado. Depois que o corte virou moda, o cabelo ficava cada vez mais alto. Pouco tempo depois, as pessoas começaram a cortar de modo inclinado o topo do cabelo e colorir com listras. Os ícones do rap como Big Daddy Kane, Rakim e Kid'n Play ajudaram a popularizar o estilo.

Corte afro taper

O corte afro taper nasceu do desgaste do estilo high-top fade e também pela relutância em cortar o cabelo que havia crescido durante tanto tempo. O estilo afro foi uma revivência daquele nascido nos anos 1970. A versão da década de 1990 foi afilado nos lados e atrás de um modo circular. O cabelo que tinha começado a crescer das partes raspadas do estilo high-top fade foram então suavizadas e completavam o topo do cabelo, ficando algo semelhante a uma bolha surgindo da cabeça. Rappers como Craig Mack que teve grandes hits e exposição nacional contribuiu para popularizar o estilo.

Tranças longas

Para as mulheres, um dos mais populares estilos de cabelo no mundo do hip-hop foram as tranças longas. Compridas e grossas tranças foram trançadas nos cabelos das mulheres com apliques. Os apliques eram pretos, loiros, pretos com riscas loiras ou, em algumas vezes, vermelhos. Janet Jackson e Regina King ostentaram o penteado no filme ''Poetic Justice''. O rapper Yo-Yo também usou longas tranças durante os anos 1990.

Tranças enraizadas

As tranças enraizadas (ou alinhadas) são outro estilo de penteado, dos anos 1970 ou até antes. As mulheres no hip-hop começaram o uso das tranças com um estilo anterior à década, porque o movimento não estava completamente aberto para mostras de feminilidade. Isso mudou até Lil Kim e Foxy Brow romperem paradigmas em 1996. O estilo para homens como referencial de moda em 1990 também tinha suas raízes no penteado high-top fade. Aqueles que não queriam se livrar do cabelo que tinham deixado crescer, trançavam em tranças emparelhadas no alto da cabeça. Essas tranças foram um dos primeiros sinais de que o hip-hop estava começando a se tornar padronizado, quando jogadores de basquete profissional como Allen Iverson usavam suas tranças nas quadras.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível