Estilos diferentes de laminados para bancadas de cozinha

Escrito por arlene miles | Traduzido por paula belchior
Estilos diferentes de laminados para bancadas de cozinha
As bancadas laminadas imitam a aparência da pedra por um preço menor (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

As bancadas de cozinha laminadas têm percorrido um longo caminho desde os projetos de cinza, preto e branco tão populares na década de cinquenta e sessenta, quando este material foi introduzido pela primeira vez. Feitas de papel aderente e painéis de partículas misturadas com resina fenólica, as bancadas laminadas são tipicamente construídas em forma de folha, com três camadas separadas. O processo de fabricação produz uma vasta gama de cores, acabamentos e opções de moldagem.

Cores

Centenas de cores estão disponíveis para bancadas laminadas, que vão desde as cores do arco-íris até tons pastéis brilhantes e gráficos incríveis. Na fabricação do laminado tradicional, apenas a camada intermediária contém a coloração, com a camada superior proporcionando um revestimento transparente. Os laminados de cores sólidas têm a cor infundida por todo o caminho através de três camadas de papel, eliminando, assim, a linha escura que está presente em algumas amostras. Esta opção só está disponível com cores sólidas.

Padrões

Uma ampla gama de padrões está disponível, que vai desde aqueles que imitam os primeiros dias de bancadas laminadas até projetos modernos que incluem manchas e padrões geométricos. Visuais populares incluem laminados que imitam granito, madeira e metal. As bancadas que imitam pedra, em particular, têm um padrão de repetição em que a imagem ou ideia da pedra acabará por se repetir.

Texturas e acabamentos

A superfície real do laminado pode fazer a bancada apresentar uma aparência realista ou fazer uma declaração de projeto. As texturas e os acabamentos incorporam variações de superfície, tais como pequenos buracos colocados aleatoriamente ao longo do projeto que imitam os mesmos poços presentes na pedra polida. Os acabamentos podem ser brilhantes, foscos, seixos ou apresentar alguma combinação. As texturas são criadas durante o processo de prensagem por meio de uma placa de aço ou uma folha de papel de libertação. As texturas e os acabamentos mais complexos aumentam o preço final das bancadas laminadas.

Estilos de borda

Os estilos de borda sobre as bancadas laminadas têm uma dupla finalidade. Em primeiro lugar, eles dão um caráter específico para a bancada. Para alguns consumidores, no entanto, a escolha de uma borda da bancada é importante porque a forma ocultará a linha castanha tênue, visível em alguns laminados por causa da compressão das suas camadas de papel. As bordas pós-formadas são feitas através do envolvimento laminado na parte inferior da bancada. As bordas chanfradas, quando combinadas com topos que imitam pedras, resultam no impacto de granito ou mármore. Outros estilos de borda comuns incluem bordas antigotejamento, cachoeira, arredondada ou quadrado plano, envoltório completo ou bordas de madeira criadas por cortes de fresa.

O que é formica?

Formica é uma marca, não um tipo de laminado. Ela é a primeira empresa a oferecer bancadas laminadas para venda ao público. Hoje, a Formica é um dos quatro principais fabricantes de laminados juntamente com Wilsonart, Pionite e Nevamar. Cada um tem bibliotecas de projetos extensas semelhantes e opções disponíveis.

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível