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Estilos de dirigir: Superalimentador vs. Turbo

Escrito por john willis | Traduzido por alexandre lima
Estilos de dirigir: Superalimentador vs. Turbo

Turbos são mais divertidos e desafiadores de pilotar que os sobrealimentados

engine image by goce risteski from Fotolia.com

Enquanto a maioria dos motores suga o ar e combustível, sobrealimentadores (supercharges) e turbos (turbocharges) forçam o ar no motor, produzindo mais potência. Um motor de sobrealimentação é mais fácil de conduzir porque dá ao motor um ganho de potência ao longo da gama de rotações, que têm o fornecimento de energia semelhante ao de um motor normalmente aspirado — apenas em maior grau. Um motor turbo não vai acrescentar qualquer aumento no torque em baixas rotações, mas é capaz de fornecer uma enorme e súbita onda de poder nas rotações mais altas.

Sobrealimentadores

A principal diferença em dirigir um carro sobrealimentador reside no fato de que ele fornece mais potência — talvez muito mais potência. Em particular, tenha cuidado com o torque de baixas rotações que você não esperaria em um carro aspirado ou turbo. Ele pode surpreendê-lo com a rotação da roda quando você não espera, especialmente quando sair de curvas em baixas rotações.

Em linha reta (arrancadas)

Sobrealimentadores, ou "sopradores", são a escolha de pilotos de arrancada, que precisam acelerar a partir do ponto morto; eles entregam mais potência mesmo em baixas rotações. Embora pilotos de também podem usar turbo, o truque envolve ficar "no turbo" — em outras palavras, nunca saindo da faixa de rpm onde o turbo é acionado. Em uma corrida de rua, o motorista perde um pouco de tempo no início — por apenas alguns segundos — enquanto pega velocidade. Mas, durante o resto da corrida, o motorista pode, em teoria, se manter no turbo. Para correr arrancadas com um carro turbo, o motorista teria que acelerar com a embreagem na primeira marcha e tentar fazer com que as rotações não caiam abaixo do turbo. O sobrealimentador tem, aqui, a vantagem.

Saindo do turbo

"Sair do turbo" significa que você irá voltar para ele e, quando o fizer, não será uma transição linear constante. Se você já olhou um gráfico do dinamômetro de um motor turbo, você veria um aumento acentuado na potência na hora em que o motor entra na faixa do turbo. Para dirigir (especialmente em corridas), é necessário suavidade. Para dirigir um turbo, você deve ficar em sua faixa ou fora dela — mas não há sentido em ficar fora, pois não teria sentido tê-lo.

Entrando no turbo

Os motores turbo já percorram um longo caminho desde a era turbo do Porsche 930, que significava um tudo ou nada, punindo aos motoristas iniciantes. A entrega da potência tornou-se mais suave ao longo dos anos e os sistemas Twin turbo podem entregar a potência com ainda mais suavidade, com um turbo para altas rotações e outro para baixas rotações. Eles continuam sendo motores traiçoeiros, desafiadores (e divertidos) e o maior desafio consiste em entrar no turbo. Em corridas de rua, de preferência, uma vez que você tenha chegado até certa velocidade, você estará com as rotações na faixa do turbo e deverá mantê-la lá, evitando a oscilação de potência. Se você entra no turbo ao sair de uma curva, provavelmente deslizará (ou até derrapará) o carro — especialmente se for um carro de tração traseira.

Entrando em curvas

Com um sobrealimentador, você pode confiar mais em seus freios para desacelerar em vez da redução de marchas e do freio motor, para que suas rotações não caiam muito quando você chegar ao ápice da curva e onde você deve começar a acelerar. Se você freia para uma curva com um turbo, mas não reduz a marcha, você não vai conseguir manter suas rotações altas o suficiente para ficar na faixa do turbo; você sairá e depois voltará para ele quando você estiver saindo da curva, onde precisa ser suave na aceleração. As derrapadas resultantes disso podem produzir consequências que vão desde o gasto prematuro dos pneus à derrapagem, onde os pneus giram sem tração e podem fazer com que você perca o controle do carro e bata. Os sobrealimentadores são mais tolerantes, mas os turbos tendem a entregar uma potência mais alta.

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