Mais
×

Como estimular a sede em um cavalo

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria das pessoas conhecem o ditado: "você pode levar um cavalo até a água, mas não consegue fazê-lo bebê-la". No entanto, existem ocasiões nas quais é importante fazer com que seu cavalo beba água. Enquanto os donos não conseguem forçar seus animais a beberem água, sempre há modos de estimular a sede para prevenir desidratação.

Instruções

Existem maneiras de fazer com que seu cavalo sinta sede e beba água com frequência (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
  1. Olhe se a água do seu cavalo está fresca e limpa. Muitos cavalos, como seus donos, podem ser exigentes e não beberem água de um balde velho ou quase vazio.

  2. Adicione eletrólitos à comida do seu cavalo no verão ou quando ele estiver treinando muito. Eles contêm sal e, portanto, encorajam o cavalo a beber água. Alguns animais vão catar seus grãos e não comerão os eletrólitos. Neste caso, você pode tentar misturá-los com um pouco de molho de maçã ou adicioná-los uma vez por semana em um mingau quente com melaço.

  3. Tente adoçar a água do seu cavalo. Muitos animais não gostam do gosto de algumas águas (o que é um dos motivos pelos quais muitas pessoas levam água de casa para apresentações) ou gostam de coisas doces e, por isso, vão bebê-la se ela estiver adoçada com alguma bebida frutada.

  4. Misture uma colher de sopa de sal a duas colheres de sopa de molho de maçã. Coloque a mistura em uma seringa limpa ou num tubo de desparasitação vazio, e jogue-a na boca do animal. Mantenha a cabeça do cavalo elevada para que ele não cuspa a mistura. Deixe-o mastigar e engolir e depois solte-o. Ele deve beber água em alguns minutos. Se isso não acontecer, espere uma hora e tente outro método para fazer com que ele fique com sede.

  5. Coloque uma colher de sopa (5cc) de xarope de milho em uma seringa limpa e esguiche-o no céu da boca do seu cavalo. Não só o xarope de milho é doce, como também é denso e vai lentamente soltar do céu da boca, cobrindo a língua do equino. Cobrir o céu da boca e a língua do animal vai garantir, em quase 100% das vezes, que ele beba água.

  6. Esquente a água, jogando metade do balde fora e adicionando 1/4 de água morna. Quando o tempo esfria, muitos cavalos reduzem seu consumo de água, mesmo se estiverem treinando regularmente. No entanto, a maioria beberá um balde inteiro de água morna no tempo frio.

  7. Leve seu cavalo para uma caminhada vigorosa de 15 minutos ou uma leve cavalgada. Cheque com seu veterinário se o exercício não vai machucar o animal.

Dicas

  • Sempre monitore o consumo diário de água do seu animal, especialmente quando estiver quente e quando seu cavalo estiver treinando. O animal adulto normal (pesando 453 kg) deve beber aproximadamente 37 a 45 litros de água por dia.

O que você precisa

  • Um balde com água fresca
  • 1 colher de sopa de sal
  • 2 colheres de sopa de molho de maçã
  • 1 colher de sopa de xarope de milho
  • Eletrólitos
  • Bebida frutada, como Kool-Aid ou Gatorade
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article