on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como fazer um cão parar de mastigar um tapete higiênico

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Embora tapetes higiênicos sirvam para ajudar a domesticar, seu cão pode achar que ele é um bom brinquedo para mastigar. Quando perceber este comportamento, é importante corrigi-lo para que o animal não desenvolva um problema. É da natureza dos filhotes e cães serem curiosos e morderem coisas como um meio de descoberta e de entretenimento, mas isso não é um hábito que você queira incentivar, pois a próxima coisa a ser mastigada pode ser seus sapatos ou seu sofá.

Instruções

Quebre o hábito de mastigação do seu cão logo cedo e mantenha sua casa intacta (Chris Amaral/Digital Vision/Getty Images)
  1. Coloque o tapete higiênico em um local designado na casa para ensinar o cão onde deve se aliviar. Apenas ponha o tapete onde você quer que ele faça as necessidades e evite movê-lo para outro lugar. Os cães aprendem rápida e eficazmente com base na rotina.

    Loading...
  2. Supervisione seu cão quando estiver em casa. Se você notar que ele está começando a dar sinais de necessidade de se aliviar, ponha-o no tapete higiênico. Tire o cão assim que tiver terminado, de modo que ele aprende que ali é só para fazer xixi. Recompense-o pelo uso o tapete de treinamento com reforço positivo, como um petisco.

  3. Distraia seu cão com outros brinquedos além do tapete higiênico para que ele não os confunda. Brinquedos que guincham, rolam e pulam são eficazes para chamar a atenção do seu bichinho. Se você perceber que ele está indo para o tapete na hora de brincar, vire o foco para os brinquedos. Quanto mais tempo o mantiver focado em outros objetos, menos ele será inclinado a rasgar o tapete higiênico.

  4. Diga "não" quando você pegá-lo mastigado o tapete higiênico. Nunca use punição física. Além disso, não repreenda o seu cão por algo que possa ter feito vários minutos ou horas atrás. Eles não fazem a associação entre ser repreendido por um comportamento que aconteceu no passado. Jogue o tapete rasgado fora e recomece com um novo.

  5. Prenda seu cão na grade quando não puder supervisioná-lo se estiver preocupado com deixá-lo livre em casa durante sua ausência. Isso o ensina a segurar a bexiga até que seja solto no quintal para se aliviar. Se você não quiser que seu cão fique preso, crie uma área fechada em sua casa usando portões de segurança. Eles são eficazes para cercar o bicho em um lugar particular, sem a sensação de estar preso em uma jaula.

Loading...

Dicas

  • Seu cão pode ficar inclinado a cheirar o tapete higiênico, o que é normal, pois é perfumado. Tenha cuidado para não repreender o seu cão por farejar, já que faz parte da sua natureza.

O que você precisa

  • Tapete higiênico
  • Petisco
  • Brinquedos do cão
  • Grade
  • Portão de segurança

Referências

Loading ...
Loading ...