Estratégias corporativas de guarda-chuva

Escrito por wendel clark | Traduzido por juliana s. zoccoli
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Estratégias corporativas de guarda-chuva
A estratégia corporativa de guarda-chuva organiza várias marcas sob um único nome (Sun umbrella from within image by Tasha from Fotolia.com)

A estratégia corporativa de guarda-chuva é uma estratégia que pode ser utilizada por uma empresa com várias ofertas de produtos. Há vantagens e desvantagens para esta estratégia em particular. Qualquer gerente que consider usá-la deve, portanto, ser totalmente familiarizado com a forma como a estratégia funciona e compreender estas vantagens e desvantagens.

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Definição

A estratégia corporativa de guarda-chuva é a estratégia de organizar várias marcas sob um único nome empresarial. Isso permite que os produtos se distinguam com a sua própria marca, mas os associa a um grande conjunto de produtos e uma marca global.

Exemplos

Muitas empresas grandes e bem sucedidas empregam uma estratégia corporativa de guarda-chuva. A Unilever, por exemplo, vende uma variedade de produtos sob diferentes marcas, como maionese Hellman's, margarina Becel e sabonete Dove. Estes produtos são comercializados separadamente, mas como parte da marca Unilever. A General Electric é outra empresa que usa a estratégia de guarda-chuva de maneira eficaz. A GE opera empresas elétricas, financeiras e de aviação, com marcas separadas que são todas ligadas à marca GE.

Benefícios

A estratégia de guarda-chuva permite que uma empresa crie sinergias em seu branding (atribuição de uma marca a um produto ou serviço). Se a empresa pode estabelecer uma reputação positiva para a marca guarda-chuva, então isso exige menos esforço para criar o apelo da marca para as marcas individuais. Quando um cliente tem uma experiência positiva com uma marca individual, isto também pode ajudar a criar uma imagem positiva da marca guarda-chuva em sua mente.

Desvantagens

A desvantagem de uma estratégia de guarda-chuva corporativo é que os problemas com uma marca individual podem prejudicar as outras marcas sob o guarda-chuva. Se alguém está desapontado com a qualidade de um produto individual, essa decepção provavelmente vai impactar a imagem da empresa como um todo. A estratégia de guarda-chuva exige, portanto, que uma empresa esteja atenta para a qualidade de todos os seus produtos.

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